terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Credor Incompassivo - Mt 18.25-35

A MEDIDA DO PERDÃO
O entendimento entre duas pessoas é muito difícil. Principalmente quando houve ofensa entre as partes envolvidas. Olhando nas Escrituras encontramos muitos princípios para que haja entendimento e perdão. Em Mateus: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6:14-15). Em Marcos: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” (Mc 11:25). Em Lucas: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;” (Lc 6:37). Na carta aos efésios: “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Ef 4.31-32). Na carta aos colossenses: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;” (Cl 3.13).
Porém a pergunta que se faz é até quantas vezes devemos perdoar? Qual o número certo, o ideal o limite para o perdão? No texto que lemos Jesus ensina a Pedro a medida certa, a quantia exata para o exercício do perdão. Diante deste ensino quero compartilhar três aspectos desta medida.

1. A medida do perdão é ilimitada (21-27);
· Pedro pergunta: “Perdoar sete vezes é suficiente? É o numero certo, o ideal, o limite”? Jesus responde: “Não Pedro, não apenas sete, mas setenta vezes sete”. Isso significa que para o perdão não deve haver limites (21-22).
a. Porque a dívida é impagável (23-24); Imagine um casal que possui uma única filha. Um dia esta filha sai de casa para visitar uma amiga e no caminho é atacada, violentada e morta por um homem que já vinha praticando este ato já algum tempo na cidade. Mais tarde o assassino foi preso e condenado a muitos anos de prisão. Porém havia muita mágoa no coração daquele casal, pois não havia nada que fizessem contra aquele homem, ou que ele poderia fazer que pagasse o mal cometido. Nada iria trazer a filha de volta. Nenhum dinheiro e nem mesmo a morte do bandido.. A divida era impagável. O homem da parábola havia pedido um empréstimo ao seu patrão. Com o tempo a divida aumentou numa proporção que não havia como pagar. DEZ MIL TALENTOS era a soma da sua divida. Dizem os comentaristas que um talento equivale a 6.000 denários, um denário era um dia de trabalho, então só um talento seria 6.000 dias de trabalho. Então como pagar DEZ MIL TALENTOS? Era só trabalhar 60 milhões de dias. Você pagaria esta divida? Nem eu!!! A divida era impagável.
b. Porque a sua ação é restauradora (25-27): Não tendo como pagar, diz a parábola. Então o patrão ordenou que fosse vendido o empregado, a esposa, os filhos e tudo que possuía para que assim a divida fosse paga. E agora o que fazer? O empregado querendo ganhar tempo correu ao patrão “prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.”. Porém a divida era grande e impagável. Não havia possibilidade nenhuma de pagamento. Tanto o Senhor quanto o empregado sabia disso. Então o senhor tomou uma decisão sabia e restauradora. “E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.” (Mt 18.25-27). O perdão beneficia tanto o credor quando o devedor. Quando acontece o perdão o fardo é tirado. A divida é esquecida. As barreiras da amargura e do ódio são quebradas. O perdão trás saúde, alegria, comunhão, paz. O perdão é restaurador. Somente o perdão possibilita um verdadeiro acerto de contas entre credor e o devedor, entre criminoso e vitima, entre ofendido e ofensor. Nos momentos mais difíceis da vida, Jesus disse: “ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23:34). Da mesma forma também Estevão exclamou: “Senhor, não lhes imputes este pecado” (At 7:60 ). Ambos, Jesus e Estevão partiram para a glória exalando o perdão restaurador, sem magoa e em paz,
Se não existisse a possibilidade de um perdão ilimitado dificilmente haveria coragem de reaproximação com alguém que eu ofendi ou que me ofendeu. Por isso que A MEDIDA DO PERDÃO NÃO TEM LIMITES.

2. A medida do perdão é compassiva.
· Vimos que o rei da parábola à principio exerceu uma atitude de direito. A Lei lhe concedia o direito de receber e ao devedor o dever de pagar. Pela Lei a dívida é reconhecida e cobrada. Contudo vimos que o senhor não exerceu este direito, ele perdoou.
Porém o servo beneficiado pelo perdão não colocou em prática o mesmo beneficio recebido. Ele ficou conhecido na história como O CREDOR INCOMPASSIVO. Porém, a medida do perdão é compassiva.
a. Pela compassividade se vê a gratidão o arrependimento (28).
Na lei o direito deve ser exercido. A lei defende a cobrança da dívida. O credor tem todo o direito de cobrar, executar e penhorar o devedor.
b. Pelo compassividade a dívida é reconhecida e cancelada (29-30). Tanto a dívida praticada, por mim, quanto a divida praticada contra mim pelo perdão é reconhecida e cancelada. Se eu peço perdão eu estou reconhecendo a minha culpa e se eu perdôo estou cancelando a culpa de alguém. Na lei do homem todo o direito deve ser exercido e executado, mas na lei de Deus, onde impera o perdão, a graça a misericórdia este direito deve ser trocado pelo amor. Na lei de Deus nem todo o meu direito deve ser exercido. O perdão encobre, passa a borracha.

3. A medida do perdão é divina (31-35).
· Jesus nesta parábola ensina que o perdão é divino, pois embora concedido gratuitamente também condiciona o perdoado a perdoar seu próximo. Uma pessoa pode ficar sem o perdão divino se tiver amargura no coração e não perdoar aquele que lhe pede perdão.
a. Por isso deve ser valorizada. Momentos depois após ter sido isentado da enorme dívida o empregado da parábola vai e procede de modo contrário com um colega. Assume diante dele uma atitude legal, apesar das muitas súplicas do devedor e de se tratar de uma pequena soma e 100 denários, o direito legal persiste. Vemos nessa atitude uma atitude comum ao seres humanos. Costumamos ser muito “justos“ com os outros. Consideramos gigantescas as faltas contra nós e não “queremos“ perdoar. Esta indisposição nos coloca num terrível contraste com Deus. Pois, enquanto nós vivemos incessantemente e totalmente dependentes de seu perdão, numa medida que nem se pode comparar com o que devemos uns aos outros, não queremos saber nada de perdoar e clamamos pelo direito e pela condenação, como se fossem valores absolutamente necessários.
b. Por isso será recompensada. “Quem não se torna misericordioso com a misericórdia de Deus e não aprende a perdoar a partir do perdão de Deus, desperdiça a graça de Deus”. Graça desperdiçada, por sua vez, provoca condenação. A graça de Deus transforma-se na ira de Deus. Veja como é séria a palavra de Jesus sobre o perdão mútuo! “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores”. Desta feita, a formulação é: “Tu nos perdoaste a nossa culpa, por isso também queremos perdoar àqueles que se tornaram culpados em relação a nós”. Para essa questão, cf. o exposto sobre Mt 6.12-15, não há como negar que o perdão é um dos princípios básicos da família cristã. Quando cada irmão perdoa o outro de coração, então dois podem se unir em oração, corrigir-se mutuamente, buscar o desgarrado, superar o que é pernicioso, proteger os pequenos, e honrar os humilhados; então Jesus está no meio deles!
Conclusão: Achamos que Deus precisa nos suportar e não importamos nem um pouco com sua opinião, mas nós não suportamos aquele que não dá atenção suficiente à nossa opinião. Diante de Deus afirmamos, sem temor, muitas coisas erradas, mas vingamos qualquer palavra errada de outros sobre nós. Para Deus não temos tempo, nem dinheiro, nem coração. No entanto, quando alguém não nos agradece e não nos concede o amor devido, consideramo-lo insuportável. Está parábola ensina que o ressentimento e rancor são sentimentos incompatíveis com a verdadeira vida cristã, portanto devem ser extintos da nossa vida.

Deus abeçoe
Pr Saulo César

Profeta Obadias: "Assim diz o Senhor"

No Monte Sião haverá livramento
Ob 1.1-21
A profecia de Obadias fala sobre o conflito entre duas nações irmãs: Edom e Israel. Os edomitas eram descendentes de Esaú e os israelitas de Jacó, filhos de Isaque e Rebeca que antes de nascer já lutavam no ventre da mãe (Gn 25.23). Edom significa vermelho. Apelido dado a Esaú por ter trocado seu direito de primogenitura por um prato de cozido vermelho feito de lentilhas (Gn 25.30-34). Esaú firmou sua morada ao sul de Judá na montanha de Seir, região que com o tempo passou a se chamar Edom. O primeiro problema entre Israel e Edom foi registrado em Nm 20.14-22, quando Israel ao sair do Egito para a Terra Prometida pediu permissão para passar por Edom e foi barrado pelos edomitas. O segundo incidente foi este registrado em Obadias e também no salmo 137, fato ocorrido na ocasião da invasão babilônica em Judá no ano de 586 aC. quando os edomitas, não só se alegraram com a derrota dos seus parentes judeus, mas também aproveitaram a oportunidade para roubar os bens dos moradores de Jerusalém. Neste contexto de inveja, intrigas e satisfação pelo mal alheio, o Senhor intervém na história, punindo os culpados e restaurando os arrependidos.
O livro apresenta duas razões para este livramento:
1. O sofrimento causado pela soberba e
pela maldade do homem (1-14).
A soberba é enganosa, dá falsa segurança e trás destruição e vergonha (1-9). Os primeiros versículos descrevem um terrível desastre que estava para desabar sobre Edom. As palavras “Assim diz o Senhor” sugere que Obadias está profetizando um fato que anteriormente ouviu do Senhor e acredita que será cumprido. Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela (Edom) para a guerra (1). O principal motivo para a orgulhosa confiança de Edom era sua posição quase inatingível. Porém, nem sua forte posição e nem sua sabedoria puderam livrá-los. Edom poderia estar tão alto o ninho da águia ou até entre as estrelas, Deus diz: “dali te derrubarei” (4). Os ladrões que visitaram Edom não foram pequenos ladrões que visitam os lares de noite e só pegam pequenos objetos que podem carregar. Nem tampouco ladrões de pomares que levam frutas (melancias, laranjas, goiabas etc), que furtam somente o que matam sua fome e deixam muito fruto ainda atrás de si. Não foi assim, Edom é "deixada limpa". Os seus esconderijos e suas inacessíveis e misteriosas fortalezas (6) foi tudo esquadrinhado e deixado vazio. Visto que o julgamento de Edom é visto aqui no contexto do julgamento final do dia do Senhor, é certo dizer que no seu juízo Deus trará "à luz as coisas ocultas das trevas" (1Co 4.5). A falsa segurança está implícita no vs 7, pois os próprios vizinhos e aliados dos edomitas estavam se voltando contra eles. Edom se vangloriava em sua sabedoria, poder e riquezas (cfr.Jr 9.23 e segs.); mas os seus esconderijos foram achados e expostos (6) seus sábios haveriam de perecer (8), e seus valentes ficariam atemorizados (9). Você que diz a si mesmo: ‘Quem pode me derrubar?” (3) atente para o que Deus diz “eu te derrubarei”. Spurgeon citou uma frase sábia de T. Watson: “Deus habita em dois lugares: no céu e no coração arrependido, o Diabo também: no inferno e no coração orgulhoso”.
A mal fecha a porta, se alegra, toma proveito e oprime o angustiado (10-14): O prazer e cumplicidade com o mal levaram condenação de Edom. Foi Por causa da violência feita a teu irmão Jacó (11-12). Os nomes Jacó e Edom são usados a fim de relembrar a relação entre as duas nações. Edom, porém, não demonstrara qualquer senso de relação fraternal (G. W. Wade). Não foi apenas nos tempos do deserto, quando Edom se recusou a permitir passagem a Israel por seu território (Nm 20.20 ), mas, conforme mostra o versículo 11, o conflito entre as nações atingiu seu clímax durante o saque de Jerusalém por Nabucodonosor em 586 A. C. A participação de Edom, nessa ocasião, foi longa e amargamente relembrada pelos judeus. No exílio, ao longo dos rios da Babilônia, eles clamavam: "Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, porque diziam: Arrasai-a, arrasai-a até aos seus alicerces" (Sl 137.7). Em meio a destruição de Jerusalém, Edom poderia ajudar ou pelo menos se entristecer, porém se fez como um deles, ou seja um destruidor (11). A indiferença contrapõe ao que deveria ter sido feito (tal como o sacerdote e o levita "passaram de largo", na história do bom samaritano), subentende oposição ativa. Em primeiro lugar eles exultaram e não mostraram piedade em vista da queda de Jerusalém (12); em seguida, entraram pela porta da cidade e se aliaram aos atacantes (13); finalmente impedia aqueles que tentavam escapar e aprisionaram quaisquer que encontraram livres (14). Por isso uma série de repreensões (tu não devias olhar, nem alegrar-te, etc) foi lançada sobre Edom.

2. O Senhor fará justiça, julgará Edom, restaurará Judá e
Cristo reinará (15-21).
No Dia do Senhor Deus o julgará Edom, restaurará Judá. Colheremos aquilo que semeamos - "Como tu fizeste, assim se fará contigo". Note-se o emprego da palavra "dia", como o dia de teu irmão (12). A expressão "o dia de Jerusalém", já citado na passagem de Sl 137.7é freqüentemente usada para denotar a ocorrência de sorte boa ou má (Wade). O dia do Senhor (15) é um dos grandes temas do Antigo Testamento. Embora se trate de um fato que parece que vai se desenrolar no final da história é geralmente tratado com um perigo ou um fato iminente. Visto que "só o Senhor será exaltado naquele dia" (Is 2.11), trata-se de um dia de justa retribuição contra "todas as gentes que se esquece de Deus" (Sl 9.17). Parece que o versículo 16 é um golpe de ironia. O profeta, relembrando-se do modo pelo qual os edomitas folgaram e beberam em Jerusalém, depois da pilhagem da cidade, declara que as nações pagãs realmente beberam, mas de uma tal bebida e engolindo de tal maneira, que serão como se nunca tivessem sido. Entretanto, haverá um lugar seguro: “no monte de Sião haverá livramento” (17). Ali, "os da casa de Jacó" se congregarão. A frase: e ele será santo, não se refere à qualidade moral, mas à segurança contra a contaminação, e assim, contra o assalto dos pagãos, tal como em Jl 3.17. O mais importante de tudo é que o remanescente salvo da casa de Jacó seria reinstalado nos territórios que desde os dias antigos lhe tinham sido dados por Deus. Neste Dia haverá uma restauração do reino do norte, Israel, e do reino do sul, Judá. Isso foi somente através de um único israelita fiel, Jesus Cristo, "o Leão da tribo de Judá" (Ap 5.5). Por Sua morte, o Cristo de Deus haveria de "reunir em um corpo os filhos de Deus, que andavam dispersos" (Jo 11.52); e, nos propósitos de Deus, o Israel espiritual, o escolhido, estará completo em todas as suas tribos.
E Cristo reinará: O versículo final da profecia de Obadias reúne os temas principais do livro em duas notáveis afirmações. Os salvadores virão para Jerusalém. Tais salvadores serão libertadores ou defensores para os judesu e para com os edomitas serão executores da justiça. E o reino será do Senhor. Como Rei, conforme Ap 11.15 "os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre". O Senhor reinará sobre todos. “E o reino será do Senhor” (21). Por isso nosso dever é orar: “Venha o teu reino”. Devemos ser fiéis a Deus hoje, pois assim reinaremos com ele no futuro. Quando a igreja sofre nas mãos dos inimigos de Deus, ela precisa voltar-se para a profecia de Obadias e renovar sua fé no Deus justo ali revelado. Ele se preocupa com o seu povo perseguido e sempre trabalha por ele. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.
Conclusão: Obadias ensina que devemos estar atentos para que não venhamos a desprezar as benções de Deus e procurar ter paz com todos, pois aqueles que são levados pelo caminho da soberba, da amargura e da maldade acabam sendo exterminados como Edom (Hb 12 12-16).
Deus abençoe
Pr Saulo César

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Culto de Ação de Graças

ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS OU NÃO?
Escreve isto para memória!
Ex 17.1-16
Quando olhamos para o texto verificamos que é o Senhor é que leva o povo pelo deserto. De parada a parada. De jornada a Jornada. Mas, será que o povo confia? A resposta é NÃO. O povo é questionador e descrente “ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS OU NÃO?”.

Deus dá ao povo duas respostas:

1. Se eu levo. eu sustento! (1-7).
· Ferirás a rocha, dela sairá água, e o povo beberá.
Conduzidos por Deus o povo partiu de Sim "espinho" ou "barro" uma região deserta parando e caminhando até Refidim "descanso" ou "parada" ou "lugares de parada para o descanso".
· Portanto se Deus é quem leva e conduz. É ele quem supre. Portanto se Deus quer que eu viva Ele me sustenta, pois a vida é maior que o alimento. Mas, quando o povo em Refidim, o lugar que Deus levou pra descansar, ao invés de descansar o povo passa a reclamar da falta de água em Refidim. Dá-nos água (2). Foi o pedido que fizeram. Um pedido que não esperavam receber. Pois, tais palavras foram ditas num espírito de ira e incredulidade. Por isso, tentaram ao Senhor ou "experimentais ao Senhor". Em português moderno tentar significa "incitar ao mal". A palavra aqui tem o sentido de provar se realmente Deus faria conforme tinha dito que faria. Aqui fica subentendida a incredulidade.
· O nome dado àquele acontecimento foi Massá e Meribá. Massá significa tentação e Meribá contenda. Pertencem mais ao acontecimento que ao lugar onde ocorreu o acontecimento. Por isso, todas as vezes que houve contenda entre o povo e Deus o nome se repete. Assim, houve mais de uma "contenda", pelo que também Meribá foi aplicado a mais de um lugar e ocasião.
O Senhor é minha Rocha. O Senhor sacia minha sede com Água Viva. “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.” (Dt 32:4). “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (Jo 7:38)
Por que devemos crer? Muito simples. Se Deus é quem leva e conduz. É ele quem supre. Portanto se Deus quer que eu viva Ele me sustenta, pois a vida é maior que o alimento.
2. Se eu levo eu protejo! (8-16).
Haverá guerras; estejam unidos e lutem.

· O povo amalequita era descendente de Esaú (cf. Gn 36.12) e era nômade, vivendo espalhados numa vasta área na região do Neguebe, inclusive no Sinai. Usavam a estratégia de surpreender os adversários, atacando de surpresa e pelos flancos. Em Deuteronômio 25.18, temos o seguinte registro acerca deles: Quando vocês estavam cansados e exaustos, eles se encontraram com vocês no caminho e eliminaram todos os que ficaram para trás; não tiveram temor de Deus.
Neste paragrafo muitos principios nos são ensinados. Pai livra-nos do mal. Orai sem cessar. No mundo tereis aflições. De força em força. De vale em vale. De monte em monte.
Moisés Arão e Hur na oração e o guerreiro Josué e seus homens selecionados foram os personagens principais desta guerra. Porém, mesmo sem ser visto o Senhor foi quem os protegeu. O Senhor é minha bandeira em heb., "Jeová-Nissi" o nome dado por Moisés ao altar. Provavelmente não é feita referência à "vara de Deus" como se fosse uma bandeira na mão de Moisés mas, ao Senhor a bandeira deles.
Bandeira simboliza conquista. Temos aprendido que JEOVÁ-NISSI é nossa bandeira. Ele é, na verdade, nossa vitória. Devemos conquistar terrenos, ganhar batalhas e fincar a Bandeira.
Deus abençoe
Pr Saulo César

Aos Pais Com Carinho

PAI - Onde estão os teus filhos?
Lc 15.11-32


Jesus tinha o hábito de ensinar por parábolas. Certa vez motivado pela dureza do coração dos fariseus e os escribas contou três parábolas, da Ovelha e da dracma perdida, e do Filho pródigo. Vamos meditar na PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO, que descreve o amor de um pai por seus filhos. Segundo o dicionário pródigo é aquele que gasta excessivamente; esbanjador; generoso; liberal.

O Pai nunca rejeita seus filhos.
Para ilustrar esta verdade Jesus conta a parábola do filho pródigo.
Nesta parábola três figuras se destacam:

1. O filho perdido longe de casa.
Na parábola contada por Jesus encontramos três fases deste filho.
a. Um filho impaciente e imprudente (vs. 12a-13a):
Ele monstra toda sua impaciência ao pedir a parte da herança. A rotina o aborrecia. Não se ajustava mais ao meio que vivia.“Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe”. No contexto que viviam, muitas vezes, ainda em vida o pai dividia e transferia a herança para seus filhos, para determinar o que eles teriam direito após sua morte, e evitar disputas entre eles. Mas só tomariam posse depois da morte do pai. Este filho não soube esperar. Fez um duplo pedido: O primeiro é a divisão da herança. O segundo é o direito de dispor dela imediatamente. Nos dois pedidos está subentendido “pai não posso esperar até que morra”.
Ele mostra sua imprudência por não querer ficar num lugar seguro. Queria conhecer novas terras, mulheres, ter vida independente, gastar o dinheiro como quisesse. Ele foi imprudente em exigir a herança antes que o pai morresse. Por ser o filho mais novo, na divisão da herança, caberia ele a menor parte, porém quando exigiu e partiu para longe de casa ele recebeu muito menos do que lhe era por direito se o pai tivesse morrido, alguns comentaristas dizem que recebeu só a nona parte da soma total. Além disso ao pedir a herança ele estava antecipando e premeditando a morte do pai. Seria o mesmo que desejasse a morte do pai.
b. Um filho vivendo no pecado (vs. 12a-13a): Nesta fase ele estava vivendo no pecado, mas não estava arrependido (vs. 13b-16). Ele Gastava toda a herança com festas, mulheres, amigos e bebidas. No inicio não lhe faltava nada. As mulheres que ele tanto queria, ele tinha aos montes ao seu lado. Os amigos sempre lhe dando tapinhas nas costas. Mas um dia tudo acabou. Houve fome na terra. E quando o dinheiro acaba não tem mais as festas, nem mulheres, amigos e bebidas. No pecado, ele passou por necessidade e humilhação, porém ainda não estava arrependido. “Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada” (vs. 14-16).
b. Um filho voltando para casa arrependido e perdoado (vs. 17-23). Seu objetivo nesta fase era voltar e pedir perdão. Ele cai em si. “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome”! (v.17- 19). Ele volta. “Levantando-se, foi para seu pai”, (v. 20a). Necessitado e verdadeiramente arrependido. “Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho”, (v. 21). Ele foi honrado e festejado, acolhido e honrado. “O pai, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos,” (v. 22-23).

2. O filho perdido dentro de casa.
Mas, na historia contada por Jesus também tem a figura do filho mais velho, que não saiu pelo mundo como o outro, porem também estava perdido tanto como o outro. Havia características do grupo que criticava Jesus na vida do filho mais velho:
Ele se julgava perfeito: (não precisar de arrependimento).
Difamava o irmão arrependido: Fica distante desinteressado e indiferente ao arrependimento. Revelando ressentimento pelo amor do pai ao filho arrependido, egoísmo, mágoa, ciúmes, Inveja.
O filho mais velho não deve esquecer de que tem um lugar especial no coração do pai, e o que nos reserva como herança é muito maior que o que desejamos, porem ele desperdiçou a benção desta proximidade. A parábola não sugere o final, se feliz ou não, apesar do profundo amor do pai em reconciliar a situação e mostrar que ambos eram importantes para ele. (Jo 5:20).

3. O pai que acolhe seus filhos em sua casa.
Como deve ter sido difícil para este pai ouvir do seu filho que este queria sua parte da herança e SAIR DE CASA. Isto significava que seu filho estava infeliz, que não mais viver com ele e que tudo que tinha ensinado ao filho não tinha sido aprendido.
Em toda esta historia a figura do pai é a que mais se destaca e a que surpreendente.
a. Ele foi um pai sábio: No contexto que vivia, muitas vezes, para evitar disputas entre os filhos, era normal o pai dividir a herança para seus filhos, mas só tomariam posse depois da morte do pai. Ouvir do filho o pedido da parte da herança foi o mesmo que ouvir o filho: “Pai eu quero que o Senhor morra”. Kenneth Bailey cita que pesquisando entre os nativos do oriente nunca se ouviu um pedido assim. Esse pedido seria impossível de ser aceito. Porém ao repartir entre eles a herança o pai mostra que ama seus filhos de modo sábio não de forma possessiva. não usou de nenhum argumento para que o filho ficasse para ele havia duas possibilidades: primeira, insistir para que ficasse e ter em casa um filho mimado e rebelde em casa. segunda, deixa-lo ir e esperar que volte para casa arrependido.
b. Ele foi um pai paciente: A notícia sobre a fome poderia tê-lo deixado triste e preocupado. Talvez a sua vontade seria ir a procura do filho, porém ele resistiu pacientemente. Uma das grandes virtudes que devemos ter é a paciência A LONGANIMIDADE é um dos fruto do Espírito. Este Pai com certeza possuía. Isto fez com que seu filho caísse em si e voltasse para casa verdadeiramente arrependido. Quantas e quantas vezes não temos a paciência necessária na educação de nossos filhos.
c. Ele foi um pai amoroso: Duas das principais CARACTERÍSTICAS DAQUELE QUE AMA É PERDOAR e AGREGAR. O pai sabia perdoar. O Filho foi acolhido, honrado, e festejado. “Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou”, (v. 20b). “O pai, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos” (v. 22-23). O pai sabia agregar. Significa trazer paras si, ajuntar, reconciliar. DEUS NOS RECONCILIOU CONSIGO ATRAVÉS DE CRISTO. O pai era um agregador. Ele trouxe seu filho a lugar de honra na casa. A melhor roupa simboliza uma nova vida. O anel simboliza autoridade. E a sandália simboliza filiação. Ele foi atrás do filho mais velho procurando conciliá-lo”, (v. 28).

Deus abençoe
Pr Saulo César

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Maria Bêtania - Jo 12.1-8


Ocupou o melhor lugar
Aos pés de Cristo

Certo casal vivia perto de um pântano com seu filhinho. Um dia o pai saiu em direção ao pântano à procura de alimento e pouco tempo depois, sem que ninguém percebesse o menino saiu a procura do pai na mesma direção. Quando deram pela falta da criança puseram-se a procurá-lo. Finalmente, descobriram suas pegadas que ia pântano adentro. Em cada pegada deixada pelo pai, via-se ao lado a do menino. Porém, adiante, a lama encobria as pequenas pegadas do menino, somente a do pai era visível. Chegando ao outro lado do pantanal, encontraram o pequenino sentado à ao lado do pai no chão batido. Encontrando o pai encontraram o filho.
Bom seria se todos os crentes procurassem permanecer ao lado de Cristo. Com certeza não se perderiam. Coloquei no boletim da igreja esse principio defendido por Lincoln. Dizia ele: "Minha grande preocupação não é se Deus está ao meu lado e sim se estou ao lado de Deus, porque o lado que cabe a Deus ele sempre ocupa".
Maria sabia ocupar o melhor lugar. Ela sempre estava ao lado de Cristo. Por isso serve como exemplo.

1. Ela ofereceu o melhor (1-3).

Faltavam seis dias para páscoa. Jesus estava em Betânia na Casa de Simão o leproso, que pode ser alguém que padecia de lepra e provavelmente fora curado por Cristo. Simão, um nome comum entre os judeus. Diz-se que em vários povoados um terço dos homens tinha esse nome. Para fazer a diferença costumava-se usar um segundo nome, ou sua origem, ou nome do pai, ou como aqui, uma antiga doença.
Naquela época, nas refeições festivas era comum as pessoas ficavam deitadas em volta da mesa debruçadas sobre o lado esquerdo, de modo que a mão direita ficava livre para levar comida à boca. Na casa, além de Simão também estavam os discípulos e um grande número de convidados, entre eles Marta, Maria e Lazaro. Marta sempre preocupada em receber bem os convidados, depois de estar na cozinha ocupada com a preparação, agora servia a ceia. Lazaro estava à mesa, próximo de Jesus, pois sua presença contribuía para a glorificação do Mestre e Maria que em outra oportunidade se deliciava ouvindo os ensinos aos pés do Mestre, agora surge pronta para ungir seu pés. Para isso:
a. Ela quebrou melhor vaso.
· Vaso de Alabastro: Uma pedra branca e fina parecida com o mármore, frágil, porém muito usada para fazer esculturas, vasos e jarros. Os antigos consideravam que o alabastro era o melhor material para preservar seus ungüentos por isso faziam com o alabastro lindos frascos e neles depositavam o melhor perfume. Estes frascos sem alças de gargalo comprido e estreito e, portanto fácil de quebrar. Quebrar um vaso de alabastro significa quebrar o melhor vaso.
b. Ela exalou melhor perfume.
· Perfume de Nardo, puro e precioso:
Ungüento valiosíssimo feito de uma planta nativa da Índia. Por ser valioso muitas vezes era falsificado e vendido como se fosse verdadeiro. Este, porém era puro “notável” “puríssimo” “genuíno”. Aqui o termo significa confiável. Está enfático no original: preciosíssimo! Uma gota correspondia praticamente a um dia de trabalho. A soma total seria mais ou menos ao ganho de um ano. O valor do conteúdo será de 300 denários. De acordo com Jo 6.7, com 200 denários daria para alimentar milhares de pessoas.
c. Ela contagiou todo o ambiente.
· Com o bom perfume. Sua ação inundou; preencheu os espaços, completou totalmente inteiramente, sem deixar faltar nada, perfeito. Não foi um ato brusco ou desajeitado. Foi algo sublime, derramado, gota a gota. Um hospedeiro já fazia um gesto generoso quando honrava personalidades de destaque aspergindo algumas gotas do nardo sobre sua cabeça dela, Aqui o hóspede foi honrado sem medida. O coração do homem cheio de egoísmo também deve ser quebrado aos pés de Cristo. Pois, se este ato não for realizado o bom perfume não inundará a Igreja, a família, a vizinhança etc.
O vaso somos nós. O perfume é o que tem dentro de nós. Só haverá bom perfume se antes abrirmos o coração para que Cristo entre nele. Sem Cristo não haverá bom perfume.

2. Ela fez o melhor (4-8).
Enquanto Simão, os discípulos e Lazaro ocupam alegremente o espaço em volta da mesa e Marta se ocupava no servir a mesa Maria derramava o perfume e Judas contaminava o ambiente com a avareza, a ambição e falsa religiosidade, Para que este desperdício? Este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres.
a. A melhor ação:
· “uma boa ação” ou “ação bonita”: Aqui não se pensa em uma ação bonita em termos estéticos, mas éticos. Havia nos preceitos judaicos ações que todos eram obrigados a realizar, ou seja, os deveres e cerimônias que os judeus seguiam. Mas, haviam também aquelas obrigações que excediam os esses deveres. Entre as que mais se destacam era o sepultamento digno dos mortos que não tinham parentes, pois era uma ação que não poderia ser paga. Era um ato de misericórdia. De acordo com Jesus, o que Maria fez não foi um desperdício, mas um ato de misericórdia.
b. No momento certo.
· Ela fez o que pode: Era um costume sagrado ajudar os pobres, especialmente por ocasião da páscoa. No grupo este propósito recebia um incentivo adicional, pois o próprio Jesus disse “aquele que acolhe um pequenino a mim me acolhe” e também “O Espírito do Senhor está sobre mim para evangelizar os pobres”. Assim, os que sentiam indignados como Judas, esperavam que a ira santa de Jesus caísse sobre Maria. Pois, ela transgredira o evangelho dos pobres! Judas com certeza dizia no coração “repreenda”, “repreenda”. Porém, o momento errado para Judas para Jesus foi o melhor. Não tinha momento melhor para Maria fazer o que fez. MOMENTO BOM DEMAIS DA CONTA. Contrariando a vontade de Judas Jesus a defende e ordena que a deixem. Ela fez o que pôde (Mc 14.8). Jesus diz que o que Maria fez foi preparar previamente seu corpo para a sua sepultura. Foi um evento único que não se repetiria. Em breve Jesus não estaria mais fisicamente entre eles. Porém “sempre” haverá pessoas carentes do amor de seus discípulos. Se agora esses 300 denários estão sendo subtraídos aos pobres, eles os receberão de volta milhões de vezes, porque Jesus preenche sua igreja com o desejo de ajudar a todos os “pobres”.
c. Que não seria esquecido.
· Um gesto eterno: Jesus coloca esta mulher ao lado da viúva, que diante do gazofilácio, enquanto que outros davam grandes soma de dinheiro, ela depositou três moedas: “Que deu tudo quanto possuía”. O aroma, por mais intenso que tenha sido na casa, se desvaneceu. Mas o gesto duraria para sempre. O que se faz a Deus, por menor que seja é grandioso na eternidade. Em todo tempo quando a morte salvadora de Jesus for contada, para sempre fará menção do que MARIA fez. Não é o seu nome NEM SEU PRESENTE MAIS PRINCIPALMENTE SUA AÇÃO. Servir ao Senhor nunca é desperdício. Se os pobres nos preocupam, sempre haverá tempo para ajudá-los. Enquanto que servir ao mestre é prioridade.

Os motivos de Judas não eram filantrópicos; seu interesse era mercenário, pois era ele que guardava a bolsa e, como tesoureiro do grupo tinha facilidade tirar da bolsa o que se colocava nela.
Os guardiões da teologia da pobreza já existiam desde a época de Cristo. A indústria da seca do nordeste. Da fome na África. E da guerra é fonte de lucro para muitos Judas.
Judas tipifica aquele que realiza obras pela carne, ou seja, para seu próprio engrandecimento e auto-justificação enquanto que Maria cultua Jesus por amor.
O amor não deve ser medido e sim doado. Quem dá amor não indaga sua utilidade apenas ama. É importante que para fazer o bem não é preciso só ter dinheiro, mas também o tempo e a oportunidade certa. O bem não se pode fazer seguindo um princípio rígido, mas submetendo-se ao tempo de Deus.

Deus abençoe
Pr Saulo César

Meu Universo

Que sejas meu universo.
Não quero dar-te só um pouco do meu tempo.
Não quero dar-te um dia apenas da semana.

Que sejas meu universo.
Não quero dar-te as palavras como gotas.
Quero que saia um dilúvio de bençãos da minha boca

Que sejas meu universo.
Que sejas tudo o que sinto e o que penso.
Que de manhã seja o primeiro pensamento.
E a luz em minha janela.

Que sejas meu universo.
Que enchas cada um dos meus pensamentos.
Que a tua presença e o teu poder sejam alimento.
Jesus este é o meu desejo.

Que sejas meu universo.
Não quero dar-te só uma parte dos meus anos.
Te quero dono do meu tempo e dos meus planos.

Que sejas meu universo.
Não quero a minha vontade.
Quero agradar-te.
E cada sonho que há em mim
Quero entregar-te.

Ques sejas meu universo...