segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quando os pais estragam os filhos



1.           Quando dá tudo o que ele pede e satisfaz todos os seus desejos.

2.       Quando ignora ou ri ao vê-lo fazer ou falar algo errado ou malcriado.

3.       Quando falta à igreja com frequência e não o leva às programações para a idade dele.

4.       Quando nunca fala sobre o “pecado” e nem apresenta Jesus como Salvador.

5.       Quando faz tudo por ele: Guarda seus brinquedos; arruma seu quarto; resolve seus deveres; etc.

6.       Quando o deixa assistir tudo que quer na TV e navegar onde quiser na internet.

7.        Quando dá o dinheiro que ele pede e não o faz “trabalhar” para merecer.

8.       Quando briga, discute ou fala mal das pessoas na frente dele.

9.        Quando sempre fala "SIM" e, às vezes, quando diz “NÃO”, se arrepende e volta atrás.

10.  Quando não corrige e não castiga os seus erros.

(Adaptado da Revista "Conflitos da Vida"/Professor

Lição N.º 15 - Editora Cristã Evangélica)

A FÓRMULA DIVINA - Dt 6.4-25


Quantas e quantas pessoas correm atrás do vento. Pessoas que buscam, ouvem, aprendem e fazem coisas absurdas para obterem as bênçãos divinas. Porém, Deus através de sua Palavra, não ensina e nem oferece nenhuma fórmula mágica para que o homem seja abençoado. No seu altar não há poções nem fórmulas secretas. Seu ensino é real, simples e claro. No texto indicado o povo estava diante da grande bênção. A Terra Prometida estava logo ali. No passado, por não confiar no Senhor, seus pais vagaram pelo deserto por um longo tempo. Agora, quarenta anos depois, os filhos dos que outrora desobedeceram, poderiam obter as bênçãos que seus pais não obtiveram. Porém, para desfrutá-las as condições eram simples e claras. Deveriam amar a Deus, falar sobre Deus e obedecer a Deus. No entanto, as regras e instruções não se limitavam somente àquela geração, mas também às futuras. A tarefa era inculcar na mente dos filhos os ensinamentos de Deus em todo tempo e lugar. Ou seja, dentro de casa, andando pelo caminho e desde manhã até a noite. Para não se esquecerem deveriam escrever e colocar as leis de Deus nos braços, na testa e nas entradas das casas. E no futuro, quando seus filhos perguntar o porquê da obediência ao Senhor, iriam dizer: O nosso Deus é um Deus abençoador. Um Deus que abençoa baseado na Sua fidelidade e não no nosso merecimento. Ele nos abençoou no passado, nos abençoa no presente e nos abençoará no futuro. Portanto, deve ser lembrado, amado, temido e cultuado por nós. Somente quem O conhece pode amá-lo e fazer o que Lhe agrada. A obediência gera bênção. O louvar nos faz bem. Nisso não há mágica nem segredo.

Pr. Saulo César

Nós somos Cristãos Evangélicos.

A loucura do coração gera uma visão distorcida e procedimentos tolos. A única maneira de qualificar nossos pensamentos e aprumar nossa vida é através de uma aproximação sincera com Deus. Somente Ele consegue transformar loucos em sóbrios. Quem tem a mente de Cristo tem uma nova visão, uma nova audição, um novo coração e uma nova vida. O cristianismo, além de trazer um novo modo de ver, também traz um novo modo de proceder. Com Jesus aprendemos buscar o que Deus busca; sentir o que Deus sente; amar o que Deus ama; desejar o que Deus deseja; odiar o que Deus odeia; e agir conforme Deus age. Jamais seremos onipotentes, onipresentes e oniscientes, mas seremos mais sábios, mais amáveis e mais felizes. Nós somos Cristãos Evangélicos. “Nós, temos a mente de Cristo.” (1Co 2.14-16).

Um Presente à Igreja

Que presente posso dar à Igreja de Deus?

Quero sugerir alguns bons presentes:
  
1.            Seja um crente fiel:  Fidelidade não por um dia, por um mês, ou por um ano, mas até à morte. Faça o melhor que puder, vá até o fim, guarde a fé.

2.        Seja um crente maduro: Não seja como um menino agitado, levado por todo vento de doutrina. Não deixe de congregar. Reúna-se com o povo de Deus e cumpra o que prometeu a Ele. Ao invés de reclamar ajude; seja mais participativo, solícito e cooperador.

3.        Seja um crente consagrado: Absorva a salvação dia após dia. Invoque ao Senhor e procure ter paz com todos. Ao invés de se amoldar ao mundo, renove sua mente, e santifique-se. Esteja sempre pronto para responder a todos que pedirem explicação da esperança que você têm.


IGREJA - Um Santuário Dedicado ao Senhor

     
Ef 2.11-21
Efésios era uma Igreja vitoriosa. Ela era marcada e selada pelo Espírito Santo. Neste trecho da carta, Paulo pede à Igreja que se lembre do tempo em que todos estavam sem Cristo. Tempo que viviam sem esperança no mundo, separados do povo de Deus e desligados das promessas divinas. Paulo também pede à Igreja que se lembre do momento abençoado que vivia. Onde, através do sacrifício de Jesus na cruz, o povo que ali congregava, havia sido reconciliado com Deus e assim, todas as inimizades e barreiras que haviam, foram quebradas. Por isso, Paulo conclama: "Cristo é nossa paz". Ele nos fez um só povo e um só corpo. Tanto os que estavam longe, quanto os que estavam perto, foram feitos um com Deus. Portanto, ao membro desta Igreja, Paulo diz: "Você não é mais um estranho. Você agora é um cidadão celestial. Você agora faz parte da família de Deus. Você está edificado e fundamentado na Rocha". No entanto, mesmo com todos estes benefícios, Paulo convoca a Igreja para pensar sobre o futuro. O porvir abençoado dependeria de uma rotina comprometida. Então "todo o edifício", ou seja, todo o povo, deveria crescer, bem ajustado e dedicado ao Senhor. Com isso, Paulo ensina que ser parte de uma Igreja é maravilhoso, porém, exige renúncia e sacrifícios. Neste novo estado o crente em Cristo não pode viver para si mesmo. Seu proceder deve ser diferente de antes, pois seu Deus é diferente; seu coração é diferente; e seu povo é diferente. Ele deve andar num novo caminho e se comprometer numa nova causa. Assim, aquele que anda na graça, deve se esforçar para não se esquecer dela.
Pr. Saulo César               

CONFIAR EM DEUS É A MELHOR OPÇÃO

Sl 37.1-3

O salmo 37 relata as experiências e os conselhos de uma alma experimentada e descansada em Deus. Davi, o autor do salmo, já em idade avançada, foi testemunha viva das lutas do justo. Aquele que, além de sofrer pelo fato de ser justo num mundo de injustiça, também sofria ao ver o desonesto prosperar sem nada de mal lhe acontecer. De um lado estava o trabalhador honesto, dando duro para ganhar o pão de cada dia, e do outro, aqueles que não compartilhavam das canseiras dos mortais, sem aflição e sem nenhuma preocupação. Asafe, ministro de música na época de Davi e Salomão, confessou que ao observar o "sucesso" dos perversos, quase desviou os seus passos (Sl 73.2-5). O mundo foi e sempre será perigoso. É muito difícil olhar a maldade e a injustiça que há no mundo sem ficar indignado, aborrecido e furioso. Porém, Davi aconselha: “Não fique indignado por causa dos malfeitores, nem tenha inveja deles". Não desanime. Acalma o coração. Mesmo em meio aos lobos você faz parte do rebanho de Deus. Você é ovelha do Bom Pastor. Quanto aos perversos: “vão desaparecer como a erva". Em suma, o injusto também corre perigo. Confiar em Deus é a melhor opção. Por isso, ao contrário de ficar aborrecido, desejar o mal para o maldoso, ou praticar a maldade que ele pratica, anote a receita: “Confie no Senhor e faça o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade”. Davi prescreve com propriedade, pois mesmo sendo velho, nunca viu um homem bom desamparado, nem seus filhos mendigarem o pão (V. 25).

Pr. Saulo César

Não Voto em Pastor


Após ouvir e ler muito sobre assuntos políticos nestes dias e também ser convocado para votar em alguns "pastores" evangélicos, deixo abaixo algumas considerações:
Não sou contra evangélicos serem políticos ou candidatos à cargos políticos. Dependendo da pessoa, até voto nela. Porém, sou totalmente contra pastores se candidatarem a cargos políticos (prefeitos, governadores, presidente etc). Não voto em nenhum candidato que se diz pastor. Entendo que se ele é pastor, ele deve pastorear as suas ovelhas. Paulo diz: "Andem de modo digno da vocação a que foram chamados" (Ef 4.1); "O próprio Senhor concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres" (Ef 4.11); "Nenhum soldado em serviço deve se envolver em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou" (2 Tm 2.4). Portanto, se eu votar nele, tendo ele ter sido chamado para ser pastor, estarei indo contra a vontade de Deus para a vida dele. Agora, se ele era "pastor" não tendo o chamado, e agora resolveu se candidatar à um cargo político, que não use o titulo, pois está desmerecendo e desrespeitando os que foram vocacionados e que exercem fielmente o seu chamado. Lembro de uma declaração de Billy Graham, ao ser convidado para se candidatar à presidência dos Estados Unidos disse: "Não vou me rebaixar, pois fui chamado para ser Embaixador do Reino".
Pr Saulo César

Não deixem de congregar

Disse Jesus: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (Jo 4.23).

No entanto, os que adoram a Deus em espírito e em verdade nunca deixarão de congregar, nem tampouco deixarão de buscar a comunhão com a Igreja.

Enquanto Deus diz: "não deixem de congregar"; o diabo contradiz:
Não precisa, Deus está em todo lugar e você pode buscá-lo em casa.
Não precisa, sua falta nem será notada, eles vão passar muito bem sem você.
Não precisa, você trabalhou a semana inteira, descanse, amanhã o dia será puxado.
Não precisa, está um pouco frio, você está meio febril e parece que vai chover.
Não precisa, vá viver a vida, conhecer gente nova, divirta-se enquanto é tempo.

Ouça a Deus: “ Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem” (Rm 12.21).

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Lâmpada para os meus pés - Sl 119.105

UM CAMINHO ILUMINADO 

João acabou de receber sua primeira carta de amor. Ao ver o remetente abriu o envelope e leu as primeiras palavras: "Querido João". Alguns pensamentos vieram à sua mente: por que "Querido João" e não "Queridíssimo" ou "Meu caro João"? Mas logo desapareceram, pois sua amada não teria escrito "Querido João" para qualquer um, mas somente a alguém especial como ele. As palavras eram como mel na sua boca, e João saboreava cada uma delas. As frases o levavam a imaginar os lugares descritos e os momentos vividos. De vez em quando dava uma parada, suspirava fundo, lia novamente o que havia lido, analisava, e logo depois retomava a leitura. A pressa de saber o conteúdo não o fazia ler com desatenção ou desapego, mas com entusiamo e vontade. Após a leitura, João, com o coração renovado e os olhos reluzentes, dobra a carta e a coloca na  carteira, pois sua intenção era lê-la todos os dias (Adap. de "Vivendo na Palavra" - Hendricks). O verso 105 do Salmo 119 revela a influência da Palavra de Deus sobre a vida do homem. Nele o salmista ilustra a vida como um caminho e a Palavra de Deus como a luz que  ilumina o caminho. Naquele tempo não havia iluminação como temos hoje; as pessoas carregavam junto aos pés lamparinas que iluminavam apenas o próximo passo; assim, o percurso era revelado pouco a pouco. Vivemos num mundo de trevas, porém, quando lemos a Palavra, caminhamos pela fé, e os passos que damos, e as atitudes que tomamos nos levam cada vez mais perto do destino que Deus nos reserva. 2014 chegou! Neste ano, se você quiser andar na luz, leve a Bíblia a sério. Aprenda a lê-la com entusiasmo e atenção, como se estivesse lendo uma carta de amor pela primeira vez, e Deus lhe dará luz.

Pr. Saulo César