CAMINHANDO JUNTOS
Jo 21.1-23
• DISCÍPULO: Pessoa que segue os ensinamentos de um mestre. No NT a palavra usada para discípulo é mayhthv mathetes e pode ser traduzida como: aprendiz, pupilo, aluno. Na prática o discípulo deve percorrer um caminho muito maior do que o caminho do aluno. Enquanto o aluno ouve memoriza e reproduz o que aprendeu apenas num contexto escolar ou de trabalho, o discípulo faz do aprendizado o seu meio de vida. Ou seja, ele não reproduz o conteúdo apenas como aquele que ouve, mas como aquele que pratica o que ouve. O discípulo recebe o ensino como algo que levará para vida toda.
• MESTRE: alguém que é qualificado para ensinar. Na bíblia um mestre é chamado de rabbi rhabbi. Termo de origem hebraica usado pelos judeus para dirigir-se a seus mestres que significa meu grande mestre ou meu ilustre senhor. Mas, também temos o termo didaskalov didaskalos que significa professor ou alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem. Mas, assim como no caso do aluno e discípulo, entre o professor e mestre também pode haver diferenças. O professor limita-se a sala de aula e nem sempre faz a conexão entre o que diz com o que faz. No caso do mestre seu ensino vai além do contexto escolar. Ele faz da sua vida a aula. Ele vive o que ensina e chama seus discípulos para andarem como ele anda.Seu compromisso não é só ensinar mas também transformar vidas.
Jo 21.1-23
• DISCÍPULO: Pessoa que segue os ensinamentos de um mestre. No NT a palavra usada para discípulo é mayhthv mathetes e pode ser traduzida como: aprendiz, pupilo, aluno. Na prática o discípulo deve percorrer um caminho muito maior do que o caminho do aluno. Enquanto o aluno ouve memoriza e reproduz o que aprendeu apenas num contexto escolar ou de trabalho, o discípulo faz do aprendizado o seu meio de vida. Ou seja, ele não reproduz o conteúdo apenas como aquele que ouve, mas como aquele que pratica o que ouve. O discípulo recebe o ensino como algo que levará para vida toda.
• MESTRE: alguém que é qualificado para ensinar. Na bíblia um mestre é chamado de rabbi rhabbi. Termo de origem hebraica usado pelos judeus para dirigir-se a seus mestres que significa meu grande mestre ou meu ilustre senhor. Mas, também temos o termo didaskalov didaskalos que significa professor ou alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem. Mas, assim como no caso do aluno e discípulo, entre o professor e mestre também pode haver diferenças. O professor limita-se a sala de aula e nem sempre faz a conexão entre o que diz com o que faz. No caso do mestre seu ensino vai além do contexto escolar. Ele faz da sua vida a aula. Ele vive o que ensina e chama seus discípulos para andarem como ele anda.Seu compromisso não é só ensinar mas também transformar vidas.
Em Lucas 14.25-33 Jesus deixou claro que se alguém quiser segui-lo vai ter aborrecer seus familiares e ainda a sua própria vida. Tem que tomar a sua cruz e avaliar o custo. Jesus deixa bem claro estas questões para não haver a vergonha do abandono e da derrota.
Ao negar ao Mestre por três vezes, Pedro quebrou estes princípios.
Mas, olhando para o texto de João 21.1-23, verificamos que a comunhão entre o DISCÍPULO e o MESTRE foi restabelecida. POR QUE:
Ao negar ao Mestre por três vezes, Pedro quebrou estes princípios.
Mas, olhando para o texto de João 21.1-23, verificamos que a comunhão entre o DISCÍPULO e o MESTRE foi restabelecida. POR QUE:
1. Jesus promove – SEU REENCONTRO (1-14).
Com o pescador de peixes que aceitou a pescar homens, mas que voltou para pescar peixes:
Seguindo a sugestão de Pedro “VAMOS PESCAR”, seis discípulos passam a noite toda pescando, sem apanhar coisa alguma. De madrugada, Jesus aparece na praia e dirige-se afetuosamente aos discípulos: "Filhos, tendes aí alguma cousa de comer?" Quando respondem que não, Ele manda lançar a rede à direita do barco.
A obediência à sua palavra produziu resultados além das expectativas. Com isto, "o Senhor” foi reconhecido e Pedro logo lançou-se ao mar e junto com os outros encontraram uma refeição já pronta, mesmo assim recebem a ordem de trazer também dos peixes apanhados.
Este encontro promovido por Jesus e o milagre da pesca tem o objetivo de ensinar:
a. Jesus sempre dá o primeiro passo em direção ao pecador.
b. A ineficácia do trabalho daquele não obedece ao chamado de Deus;
c. Ninguém pode confiar nas suas próprias forças.
d. Ninguém vai se perder por causa da queda e sim que não quis se levantar.
Com o pescador de peixes que aceitou a pescar homens, mas que voltou para pescar peixes:
Seguindo a sugestão de Pedro “VAMOS PESCAR”, seis discípulos passam a noite toda pescando, sem apanhar coisa alguma. De madrugada, Jesus aparece na praia e dirige-se afetuosamente aos discípulos: "Filhos, tendes aí alguma cousa de comer?" Quando respondem que não, Ele manda lançar a rede à direita do barco.
A obediência à sua palavra produziu resultados além das expectativas. Com isto, "o Senhor” foi reconhecido e Pedro logo lançou-se ao mar e junto com os outros encontraram uma refeição já pronta, mesmo assim recebem a ordem de trazer também dos peixes apanhados.
Este encontro promovido por Jesus e o milagre da pesca tem o objetivo de ensinar:
a. Jesus sempre dá o primeiro passo em direção ao pecador.
b. A ineficácia do trabalho daquele não obedece ao chamado de Deus;
c. Ninguém pode confiar nas suas próprias forças.
d. Ninguém vai se perder por causa da queda e sim que não quis se levantar.
2. Jesus Solicita – UMA REAVALIAÇÃO (15-17).
Do amor verdadeiro e do trabalho aceito, mas que não foi praticado:
• O texto bíblico diz que depois de terem comido Jesus chama Pedro para uma conversa particular. A figura do pescador e dos peixes é agora substituída pela do pastor e pelas ovelhas.
• Pedro que havia negado o Mestre três vezes. Agora é obrigado a afirmar três vezes o seu amor. Amas-me...? No original o grego usa para o termo amor duas palavras: A primeira é agapao usado para expressar um amor intenso e terno. A segunda forma grega de pronunciar o amor é phileo, usado para expressar carinho ou cuidado que sente por alguém. Seria um “eu gosto de você”.
• No encontro que teve com Pedro Jesus perguntou por duas com amor AGAPAO. Porém Pedro respondeu com amor PHILEO. Porém na terceira vez no vers. 17, Jesus emprega o verbo phileo, "Gostas de mim?". Pedro então se entristece com esta pergunta. E confessa “O Senhor sabe tudo sim, eu gosto”.
• Será que Jesus tem algum motivo para crer que você O ama? Dizer "eu te amo", tem se tornado tão vulgar, hoje em dia. Amor, amor de verdade, não é amar de boca. Amor significa renúncia e também lágrimas. Hoje o que mais se vê é o amor sem compromisso, sexo sem compromisso. Hoje não se ama, se "fica"!
• Que motivos tem Cristo para acreditar que você O ama?
3. Jesus Sela – O RESTALELECIMENTO (18-23).
Do trabalho vocacional e do caminho estreito que foram abandonados:
• O segredo para permanecer é o envolvimento com a Missão de Cristo na Terra. Depois de perguntar três vezes se Simão O amava, Jesus pela terceira vez pediu: "... Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:17)
• Não há maneira de permanecer firme com o MESTRE, se não se houver comprometimento com suas ovelhas. Pregue o Evangelho Pedro, testifique e ganhe almas. E esta missão não dura somente alguns meses ou anos, mas a vida inteira ou a vinda de Cristo. Pregue o Evangelho, busque almas, comprometa-se com a Igreja.
• Jesus nunca deixou de amá-lo. Jesus não busca perfeição, mas apenas um amor que seja aperfeiçoado no próprio amor... no Caminho.
• Chega uma hora quando todos os argumentos cessam e toda e qualquer promessa que possa ser dada não é suficiente. A resposta que Cristo quer ouvir é no dia a dia. Um viver com Ele. Por isso Ele pede:“Pastoreia as minhas ovelhas... E conclui: “Agora, vem, e segue-me...”
Deus abençoe
Do amor verdadeiro e do trabalho aceito, mas que não foi praticado:
• O texto bíblico diz que depois de terem comido Jesus chama Pedro para uma conversa particular. A figura do pescador e dos peixes é agora substituída pela do pastor e pelas ovelhas.
• Pedro que havia negado o Mestre três vezes. Agora é obrigado a afirmar três vezes o seu amor. Amas-me...? No original o grego usa para o termo amor duas palavras: A primeira é agapao usado para expressar um amor intenso e terno. A segunda forma grega de pronunciar o amor é phileo, usado para expressar carinho ou cuidado que sente por alguém. Seria um “eu gosto de você”.
• No encontro que teve com Pedro Jesus perguntou por duas com amor AGAPAO. Porém Pedro respondeu com amor PHILEO. Porém na terceira vez no vers. 17, Jesus emprega o verbo phileo, "Gostas de mim?". Pedro então se entristece com esta pergunta. E confessa “O Senhor sabe tudo sim, eu gosto”.
• Será que Jesus tem algum motivo para crer que você O ama? Dizer "eu te amo", tem se tornado tão vulgar, hoje em dia. Amor, amor de verdade, não é amar de boca. Amor significa renúncia e também lágrimas. Hoje o que mais se vê é o amor sem compromisso, sexo sem compromisso. Hoje não se ama, se "fica"!
• Que motivos tem Cristo para acreditar que você O ama?
3. Jesus Sela – O RESTALELECIMENTO (18-23).
Do trabalho vocacional e do caminho estreito que foram abandonados:
• O segredo para permanecer é o envolvimento com a Missão de Cristo na Terra. Depois de perguntar três vezes se Simão O amava, Jesus pela terceira vez pediu: "... Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:17)
• Não há maneira de permanecer firme com o MESTRE, se não se houver comprometimento com suas ovelhas. Pregue o Evangelho Pedro, testifique e ganhe almas. E esta missão não dura somente alguns meses ou anos, mas a vida inteira ou a vinda de Cristo. Pregue o Evangelho, busque almas, comprometa-se com a Igreja.
• Jesus nunca deixou de amá-lo. Jesus não busca perfeição, mas apenas um amor que seja aperfeiçoado no próprio amor... no Caminho.
• Chega uma hora quando todos os argumentos cessam e toda e qualquer promessa que possa ser dada não é suficiente. A resposta que Cristo quer ouvir é no dia a dia. Um viver com Ele. Por isso Ele pede:“Pastoreia as minhas ovelhas... E conclui: “Agora, vem, e segue-me...”
Deus abençoe
Pr Saulo César da Silva
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