terça-feira, 29 de setembro de 2009

Salmo 131

Quietude

Sl 131.1-3

Três vezes por ano, nas ocasiões das grandes festas, o povo judeu caminhava até Jerusalém para adorar e cultuar ao Senhor. Esta caminhada era chamada de “subida” e os cânticos que o povo cantava eram chamados de "Cântico dos Degraus" ou "Cântico de Romagem". O Salmo 131 era um destes cânticos.

Em cada versículo deste salmo encontramos uma lição:

1. DAVI - Um exemplo a seguir (V. 1).
Uma das formas de saber o que o homem tem no coração é ver para onde ele direciona seu olhar. O coração do homem se mostra olhar. Davi diz que seu coração não era soberbo, no hebraico “gabahh”, ou seja, arrogante, orgulhoso e por isso seu olhar não se elevava.
Davi foi diferente do patrão humano: O primeiro rei de Israel foi Saul “moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo” (1Sm 9.2). Sua escolha se deu na ocasião em que ele procurava três jumentas do seu pai que tinham se perdido. “Estando Saul no meio do povo, era o mais alto e sobressaía de todo o povo do ombro para cima. Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes a quem o SENHOR escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, todo o povo rompeu em gritos, exclamando: Viva o rei!” (1Sm 10.23-24).
Davi foi semelhante ao padrão divino: Saul havia se afastado do caminho do Senhor e por isso o Senhor tirou dele o reino. Nesta época disse o Senhor a Samuel: “Encha um chifre com azeite e vá a Belém, pois eu escolhi um dos filhos de Jessé para ser o futuro rei de Israel.” (1Sm 16.1). Quando Samuel viu Eliabe, o filho mais velho, pensou: Certamente este é o homem. Mas, o SENHOR disse: “Não se impressione com a aparência nem com a altura porque não julgo como as pessoas. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Sm 6-7). Quando Davi chegou a presença de Samuel o SENHOR lhe disse “É este, unja-o". Daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi” (1Sm 16.6-13).
Davi não vivia sonhando com aquilo que estava além da sua capacidade. Ele não se exercitava em assuntos irrelevantes e difíceis de compreender, tampouco a procura de coisas grandes e maravilhosas. Ele era um homem simples, modesto e humilde. Ele não queria ser colocado no alto, estar elevado e exaltado. Ao contrário, ele queria ser olhado pelos homens como se estivesse no mesmo nível deles. Porém, ao se posicionar assim, Davi se mostra como o homem segundo o coração de Deus. Que tal seguir seu exemplo. Davia foi um homem acima da média. Que não buscava a notoriedade e o reconhecimento humano.

2. QUIETUDE - Uma receita a aprender (v. 2).
Quem nunca ouviu seu pai ou sua mãe dizer “fica quieto menino”. Eu já ouvi esta ordem muitas e muitas vezes. Mas, na maioria das vazes não ficava quieto e por isso acaba sofrendo conseqüências graves. Nossa vida é levada muito mais pela atividade do que pela passividade. O homem está sempre buscando alguma coisa indo atrás de alguma coisa e nunca esperando por elas. Ao contrário desta busca incessante o salmista nos ensina a ter:
Uma alma sossegada:
“fiz calar e sossegar a minha alma”. Tem um hino antigo que diz: “descansa oh alma eis o Senhor ao lado”...deixa o Senhor tomar de cuidado....” O significado da palavra sossego é literalmente “ficar em silêncio”. Ou seja, fazer com que seus desejos emocionais (chamados aqui de "minha alma"), antes tão ansiosos e seja serenados e aquietados. A verdade é que quando nossos desejos são controlados, nossas atitudes se tornaram serenas. Porém, isso não quer dizer falta de atitude, de vontade ou preguiça, Mas, atitudes e vontades corretas e dirigidas por Deus. Fundamentadas na resposta de Deus.
Uma alma educada: “como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”. Assim como uma criança desmamada repousa satisfeita sobre o seio da mãe, assim era a alma de Davi para com ele. Davi conseguiu interagir com sua alma e dizer para ela “Aquieta-te”, não se afobe não se deslumbre, “espera no Senhor, confia Nele e o mais Ele fará” (Sl 37.5). Ele queria que sua alma renunciasse aos anseios e se colocasse totalmente nas mãos de Deus. Ele conseguiu. Ele educou sua alma. A sua alma aprendeu. Ela se tornou mansa, educada, alimentada. Assim como uma criança se aquieta nos braços da mãe depois de amamentar, a sua alma agia para com ele. Não havia mais conflitos de interesses entre ele e seus desejos. Não havia mais brigas e discussões interiores. Havia paz e sossego. Que tal aprender com Davi. Que tal dizer para minha alma “Aquieta-te”, Não se deslumbre com coisas demasiadamente grandes para você. Espera no Senhor.

3. PACIENCIA - Um conselho a ouvir (v. 3).

O que o Davi desejava é que todos experimentem o que ele experimentou. A experiência que ele tinha com Deus deveria ser compartilhada com o povo para que pudessem ter a mesma paz. Por isso ele aconselha:
Espera no Senhor: Davi sabia do que estava falando. Um dos segredos para que tivesse uma vida vitoriosa foi saber “esperar”. Quando Samuel o ungiu como o novo rei de Israel ele teve que esperar Saul morrer para ocupar o trono. Mesmo sendo perseguido por Saul ele esperou. Esperou enquanto fugia pelas montanhas, escondido em cavernas e se passando por louco. Davi soube esperar e seu dia chegou. Pois, Deus sempre cumpre as Suas promessas. Jesus também soube esperar. Esperou 30 anos para iniciar seu ministério. Ele não avançou nem tampouco retardou seu trabalho. Ele cumpriu Esperando no Senhor.
Espera confiante: Você já fez uma viagem longa para rever um lugar ou pessoas que vê a algum tempo. Sempre faço viagens assim. Quando viajo para Goiás ou São José dos campos, lugares onde tenho muitos amigos e parentes eu não vejo a hora de chegar. Os cânticos que os israelitas cantavam no caminho para Jerusalém, além de servir para a adoração a Deus, também poderiam servir como forma de diminuir a ansiedade da chegada. Esperar no Senhor não é uma espera estática, mas atuante. Ou seja, avançando de acordo com a direção e vontade de Deus. Quando viajamos dirigidos e de acordo com a vontade de Deus, não ficamos estáticos e sim avançamos. Porém, mesmo sabendo que este anseio possa existir Davi orienta o povo a ter paciência. Está paciência deveria ser vivida, hoje, amanhã e durante a vida toda. Paciência que se fundamenta na imutabilidade de Deus. Pois, Deus é IMUTÁVEL. Ele não está sujeito a mudanças. Deus sempre cumprirá sua vontade e suas promessas.

“Jesus disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” (Mt 18.2-4)

Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: