quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Carta de Paulo a Filemom

Revelando Encontros Fm 1.1-25

A EPÍSTOLA DE FILEMOM é a menor das cartas escritas por Paulo. Ela é escrita quando Paulo está preso em Roma, por volta de 61 d.C. O destinatário da carta de Paulo é seu amigo Filemom. Homem que apesar de ser um rico e abastado comerciante também era crente, piedoso e fiel.
Filemom poderia ser chamada de uma carta de recomendação. A carta de recomendação é dada a alguém que prestou bons serviços.
Você já foi recomendado por alguém?
Ao ler a carta e verificar os encontros que foram necessários para que a recomendação fosse feita decidi dar o titulo do sermão de "Filemom – Revelando Encontros".
O primeiro encontro que a carta revela foi o encontro:
2. Do fugitivo com o prisioneiro.
• Quem era o fugitivo? Era o escravo era Onésimo. Servo na casa de Filemom, que fugindo do seu Senhor vai para Roma, com o intuito de achar ali a liberdade.
• Quem era o prisioneiro? Era Paulo que, nesta carta não se apresenta como apostolo, mas como prisioneiro de cristo. PRISIONEIRO DE CRISTO NÃO DE NERO. Por causa de Cristo vale a pena ser prisioneiro.
A. Foi um encontro preparado:
• Imagine um escravo fugitivo, talvez com algum dinheiro no bolso, na cidade de Roma. Uma metrópole com cerca de 1.500.000 habitantes. Onésimo, escravo fugitivo, andandando errante em uma terra que não conhecia. Ele deve ter ficado encantado com tantas oportunidades.
• Mas, esse tempo de vaca gorda passou. Ele então começa a procurar Paulo, o velho apóstolo Paulo que tantas vezes escutou quando o servia na casa do seu Senhor. Mas, procurar Paulo em Roma era como se procurar uma agulha no palheiro. Porém, Deus então providenciou o encontro.
B. Foi um encontro abençoado:
• Paulo estava preso. Perdeu a liberdade devido a sua lealdade a Cristo. No entanto, suas algemas era o selo de sua identificação com o Senhor. Para ele não era vergonha e sim honra. Na prisão, conforme testemunha aos filipenses, Paulo já tinha dito que suas algemas serviam para alcançar os soldados da prisão (Fp 112-14). O fato é que mesmo entre algemas o Evangelho não para de Crescer. Quanto mais se prende pastores e missionários, mais o Evangelho cresce.

• Quando encontrou-se com Onésimo Paulo não deixou passar a oportunidade. PREGOU A JESUS. Onésimo se converteu.
O escravo fugitivo, faminto, sem recursos, procura Paulo, pede-lhe socorro e tornou-se crente.
ELE FOI GERADO ENTRE ALGEMAS.
O segundo encontro que a carta revela foi o encontro:
2. Do arrependido com o benfeitor.
• O arrependido: O nome de Onésimo significava “útil”, mas antes ele não fazia justiça ao nome, pois foi um inútil dando prejuízo ao seu Senhor fugindo de sua casa. Agora depois da conversão ele se tornara realmente “útil”. A conversão operou uma mudança radical em sua vida.
• O benfeitor: Filemom era o benfeitor. Homem que já tinha dado provas da sua boa vontade em ajudar especialmente os irmãos necessitados. Ele era membro da igreja em Colossos e tinha reuniões em sua casa. Paulo o chama de "nosso colaborador".
a. Foi um encontro mediado:
• Paulo escreve uma carta para Filemom, sendo o fiador do arrependimento de Onésimo. Antes Onésimo apenas servia para ajudar nas coisas materiais e passageiras; agora é irmão e servo verdadeiro, pronto para servir também nas coisas espirituais de importância eterna. Paulo, como apóstolo, poderia mandar a Filemom que perdoasse e recebesse a Onésimo como irmão. Porém, ele não manda, mas sim, solicita isto como favor pessoal da parte de Filemom para com ele, "Paulo, o velho" e "prisioneiro de Cristo".
• Diz que Onésimo é o seu "próprio coração" (v.12), muito querido, e que gostaria que ficasse ali em Roma para servi-lo como representante de Filemom, enquanto ele (Paulo) estava sofrendo prisão por amor do Evangelho. Mas, isto só seria possivel com o consentimento de Filemom, a quem o escravo pertencia legalmente (11-14).
• Paulo promete pagar pessoalmente a Filemom qualquer dano causado por Onésimo - embora Filemom devia ao apóstolo muito mais - mesmo a sua própria conversão. Agora Paulo quer ser reanimado por saber que seu filho na fé, Filemom, vai perdoar e receber a Onésimo como irmão em Cristo, sendo Onésimo agora um filho espiritual de Paulo (18-21).
b. Foi um encontro aguardado:
• Por causa do caráter já provado de Filemom, Paulo sabe que ele fará a coisa certa em relação a seu novo irmão.
• Paulo vê isto como "benefício" a ele mesmo, pois novamente lhe dará motivo de alegria até nas algemas (20-21). Pois, é pela graça que, ao obedecer ao evangelho, todos os santos se tornam um como servos de Cristo Jesus (veja Gálatas 3:28). Por isso, Paulo apela pela graça de Filemom e não pelo seu direito.
Nisto vemos que tanto Paulo quanto Filemom tiveram que abdicar dos seus direitos. Eles agiram a favor de Onésimo. Enguanto que Onésimo foi passivo. Não perdeu nada. Apenas limitou-se a cumprir as determinações.
• Pela carta não sabemos o que aconteceu. Mas, a tradição diz que Onésimo se tornou Bispo da Igreja de Beréia.
Filemom, o dono roubado, representa Deus, contra quem todos nós temos pecado.
Onésimo, o escravo fugitivo, é nossa figura, pecadores, sem meios de salvação, a não ser pela graça divina.
Paulo, o mediador amigo, representa o Senhor Jesus, que diz a todo pecador que confia nEle: "Já paguei a tua dívida, com o Meu próprio sangue".
SOMOS GERADOS NO SANGUE DERRAMADO NA CRUZ
Deus abençoe
Pr Saulo Cesar - ICE Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: