quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Na parábola do bom samaritano aprendemos:

1. PARA OBEDECERMOS A DEUS DEVEMOS AMAR: Toda a lei e obediência se assentam sobre o alicerce do amor. Portanto, o amor ao próximo só é possível se existir amor a Deus. No entanto, a única forma que alguém pode provar que ama a Deus é amando ao próximo.
2. PARA O AMOR NÃO DEVE HAVER JUSTIFICATIVAS: O amor não objetiva interesse próprio, pois para Deus a vida consiste na execução contínua de atos de amor. Portanto, qualquer pessoa, independente de ser parente ou amigo, se está em necessidade é nosso próximo. No entanto, só é possível encontrar o próximo quando existe o verdadeiro amor. 
3. PARA O AMOR NÃO DEVE HAVER LIMITES: O parâmetro para o amor verdadeiro é Jesus: “Ele tem amado os seus até o fim” (Jo 13.1). Assim, nós também, não devemos dizer: “amarei até este ponto, agora chega, agora você se vira”. Pois, quando se ama, se descobre necessidades e os objetivos vão se ampliando. Ao contrário dos ladrões que viram e roubaram, do sacerdote e do levita que viram e foram embora, o samaritano viu e prestou ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: