quinta-feira, 18 de junho de 2009

Deixe-me Entrar - Ap 3.14-22

A porta além de sugerir entrada e saída também sugere solução para algum problema. Quantas e quantas vezes oramos pedindo a Deus que “abra uma porta”. Porém, a porta mais complica e mais complexa para abrir é a porta do coração, pois o coração é enganoso e cheio de mistérios. Para os enganos da vida o coração se abre com facilidade, mas para Jesus na maioria das vezes permanece fechado. Precisamos entender que: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; mas Jesus veio para nos dar vida e a vida em abundância. Jesus é o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O ladrão, que não é pastor, que não é o dono das ovelhas, quando vê o lobo atacar as ovelhas foge; desprotegidas são atacadas e espalhadas” (Jo 10:10-12). JESUS QUER NOS PROTEGER E NÃO NOS ROUBAR.
No texto acima lemos que Jesus se coloca diante de uma porta e bate.
Ao bater na porta Jesus oferece três presentes para quem está do outro lado da porta:

1. O primeiro presente é “UMA REVELAÇÃO VERDADEIRA” (14-17).
Quantas e quantas vezes abrimos as portas para atender pessoas que não tem nada de bom para nos oferecer. Ao contrário, Jesus quer entrar na nossa casa para nos presentear com uma declaração verdadeira.
a. Ele declara sua divindade (14): A Igreja de Laudicéia estava precisando saber quem era Cristo, pois estava desviada e misturada com o mundo. Ela não era mais uma referencia de Cristo na Terra. Por isso Jesus se apresenta como: “o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:” (Ap3:14). "Amém" é uma das palavras mais conhecida do discurso humano. Ela está diretamente relacionada com "certamente" ou "verdadeiramente", uma expressão de absoluta confiança e convicção. Traz o significado de "assim seja" ou "é assim". Usada como afirmação de fé e validação da mensagem. Ao se definir como o AMEM Jesus se coloca como a PALAVRA INCONTESTAVEL. "Testemunha Fiel e Verdadeira": Indica que a mensagem de Cristo é veraz e o seu serviço é completo, sem quaisquer falhas. Uma testemunha de nada vale se não dizer a verdade. Em Cristo esta toda a verdade Deus."O Princípio da Criação de Deus". Indica eternidade. Ele é o princípio. Ele é Eterno:
b. Ele censura a infidelidade (15-17): A cidade de Laodicéa era conhecida por ser um grande centro econômico e cultural da época. Seus habitantes se gabavam por ter um excelente curso de medicina, uma fabrica de colírios e um belo rebanho produzia uma lã negra excepcionalmente macia. Apesar de usa notável riqueza a cidade padecia de ausência de água natural. Laodicéia era um verdadeiro deserto. Com o dinheiro que possuíam construíram longos aquedutos feitos de barro para importar água das cidades vizinhas. Havia duas cidades fornecedoras. Hierápolis que possuía fontes de águas quentes usadas para o tratamento de varias doenças e Colosso que fornecia uma deliciosa água mineral fresca. Porém, pelo caminho a água quente que vinha de Hierápolis se tornava morna e da mesma forma a água fresca de Colosso chegava também morna. Ao tomar esta água, muitas pessoas vomitavam.
· Laodicéia era uma igreja que tinha tudo no ponto de vista material, mas da mesma forma que tinha problema com a água também estava enfrentando sérias dificuldades espirituais.
· Os crentes desta cidade se assemelhavam a sua própria água. Eram "mornos", isto é, sem ousadia, acomodados, sem entusiasmo, sem vida. Por isso Jesus disse: “nem és frio nem quente. Quem dera fosse frio ou quente! Por ser morno estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Ap 3:15-16). Há três estados espirituais; OS FRIOS: são os que não tem vida e totalmente contrários a Deus. OS QUENTES: São os crentes salvos e fervorosos cheios de fé e do Espírito. OS MORNOS: São os que não concordam com os "frios" mas também não participam com os "quentes". São os indefinidos. Esta indefinição causa náuseas no Senhor, pois Ele só conhece o absoluto. Não há força maior para Satanás agir do que a indefinição, pois são aqueles que crêem que todos os caminhos levam a Deus, desconhecendo obra salvadora de Cristo. Achavam que eram ricos e abastados, mas Jesus os chama de “infelizes, miseráveis e pobres”. Muitos entendiam que a felicidade era o saldo da conta bancária, ou pelos bens que possui, porém eram infelizes. Jesus quis dizer que: Vocês vivem da aparência. Na verdade vivem aflitos, necessitados de misericórdia e no estado de extrema pobreza e miséria. Por ter o melhor colírio achavam que enxergavam bem, mas Jesus os chama "Cego". Mesmo com os melhor colírio faltavam-lhes recursos para combater a cegueira espiritual, Jo 9.39, "Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos". Achavam que as negras e aveludadas lãs poderiam cobrir seus corpos e aquece-los do frio, mas Jesus o chama de "Nu". Ou seja, se vestiam com elegância, mas espiritualmente estava nus.

Meu irmão, muitos batem nas nossas portas para nos bajular e nos dizer mentiras. Jesus quando bate na nossa porta ele vêm para nos dizer verdades. Verdades sobre ele e verdades sobre nós. Isso é um presente.

2. Segundo presente “UMA RESTAURAÇÃO COMPLETA” (18-19).
Cristo não desiste dos seus fiéis ainda que eles estejam vivendo em uma situação que lhe desagrada. Sempre existe a esperança de um retorno aos braços do Senhor. Ao invés da água morna ele quer dar água viva. Ele é fonte de água viva. ALELUIA. Foi ele quem disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (Jo 7:36-38). Da mesma forma que apresenta os problemas ele também oferece uma saída.
a. Assegurando pureza: Laodicéia teria uma única saída seguir os CONSELHOS DE CRISTO: ou seja comprar ouro refinado no fogo e vestiduras brancas para vestires". O ouro puro, em contraste com as riquezas poluídas que possuíam, era uma exortação contra o orgulhoso e a vaidade. Uma igreja rica, mas que na verdade é era pobre, deveria comprar ouro puro refinado e provado no fogo. Representava vida aprovada, pois da mesma forma que o ouro se purificava com fogo a pureza espiritual seria conseguida através da provação. Pedro diz: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;” (1Pe 1.6-7). A vestidura branca seria um contraste a lã preta que era cobiçada por todos. Embora se vestissem com elegância, precisavam de vestidos brancos. Representava pureza e santidade de vida. As vestes brancas devem caracterizar aqueles que foram lavados pelo sangue de Cristo. “O vencedor será vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3.5).
b. Proporcionando nova visão; "Te unjas os olhos com colírio e vejas" (18). Já vimos que a cidade era produtora de medicamentos, os mais diversos, e certamente produzia vários tipos de colírio. Porém estavam com muitas infecções nos olhos. Os remédios produzidos pela sua escola de medicina não tinham poder restaurador por isso precisavam da unção de Deus sobre seus olhos. Unção que produzisse uma nova visão para que pudessem discernir o mal do bem. Nós somos o resultado do que nós vemos, os olhos de Laodicéia estão cheios do que o mundo mostra, precisa do colírio de Jesus, para que enxergue o mundo espiritual. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” (Mt 15.14). “Se fôsseis realmente cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.” (Jo 9:41).

O arrependimento é a prova de que ainda há esperanças para todos nós. A disciplina de Jesus Cristo é a prova de que ele ama a Igreja.
Jesus quer dar restauração completa Corpo e Alma só que para lhe dar este presente é preciso abrir-lhe a porta

3. O terceiro presente “UMA REAPROXIMAÇÃO SINCERA” (20-22).
Certo pintor pintou um famoso quadro retratando Cristo do lado de fora batendo na porta. Muitos que foram ver a exposição do quadro criticaram porque não havia maçaneta do lado de fora, ao que respondia o pintor com calma “Acontece que, no meu quadro, essa porta representa o coração do homem. Só tem a chave, e só pode ser aberto, por dentro”. Porém certo pai levou o seu filho para ver a pintura e o menino perguntou: “porque não abrem a porta?”. A resposta do pai: “porque não ouvem Cristo batendo”. ”O menino não satisfeito com aquela resposta disse: “Talvez estão ocupados no quartinho dos fundos fazendo outras coisas, e não sabem que Cristo está batendo à porta. Cristo deseja entrar em sua vida para abençoá-lo.
a. Oferecendo Comunhão; Eis que estou à porta e bato (20): A igreja de Laodicéia colocou uma porta fechada diante de Jesus! Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta. Ele chama, mas depende dos ouvintes atenderem à voz dele. Este versículo reforça o entendimento do livre arbítrio do homem. Jesus oferece a salvação a todos, mas cada pessoa toma a sua própria decisão. As palavras Entrarei ... e cearei , representam a comunhão com Cristo. Ele entra na casa e habita naqueles que obedecem a palavra dele (João 14:23). Cear com alguém sugere uma relação especial de estar de acordo ou em comunhão (1 Co 10:21; 5:11). É um privilégio especial comer à mesa do rei (2 Samuel 19:28). Não há privilégio maior do que a bênção de cear com o Rei dos reis!
b. Garantindo a Vitória; Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono (21): Os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo. Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.

Jesus tem o poder de abrir qualquer porta. Jesus disse: “Eu sou o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre” (Ap 3.7). Entretanto, em relação à porta do coração ele bate e espera. Poderia arrombar, mas não o faz. Ele bate, e espera. Bate, e espera. Muitas vezes. Esperando ouvir, de dentro, a voz do interior da alma do homem, disposto a abrir-lhe a porta. Laos - povo e diceia – opinião, justiça, costume ou voz do povo. O povo era que julgava e não Deus. Jesus está do lado de fora dessa igreja, não há lugar para ele lá dentro, mas o amor de Deus é inesgotável, e ele está batendo, e apresentando o remédio, até a última hora. Como está a tua temperatura em termos espirituais? Frio, quente, ou morno? Você se considera rico espiritualmente? Rico mesmo, é aquele que ajunta tesouros nos céus. Cristo bate à sua porta! Você vai deixá-lo entrar? Vale ressaltar que a promessa de "cear com ele e ele comigo" aplica-se somente ao último caso.

Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: