quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jesus Cristo


O Grande “EU SOU”

Mt 14.11-21

Deus disse a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O “EU SOU” me enviou a vocês (Ex 3.14).
Disse Jesus aos religiosos judeus: "Antes que Abraão existisse, EU SOU” (Jo 8.58).
JOÃO PARA DESTACAR A DIVINDADE DE CRISTO RELATA SETE “EU SOU”:
• “Eu sou o pão da vida” (Jo 6.48)
• “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12)
• “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo” (Jo 10.9)
• “Eu sou o bom pastor” (Jo 10.14);
• “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25);
• “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (Jo 14.6);
• “Eu sou a videira” (Jo 15.5);

No texto que lemos temos o “EU SOU” sendo revelado:


1. Jesus deixa de lado sua dor e seu cansaço (13-14).
• Para socorrer o aflito;
Nos v. 3-11, Mateus recapitula o relato sobre a morte de João Batista. Fato ocorrido no aniversário de Herodes, quando sua sobrinha e enteada surge diante dos olhos do rei e dos convidados e com uma dança sensual deixa todos extasiados. Herodes, sob juramento, lhe promete tudo, até mesmo a metade de seu reino. Salomé, estimulada pela mãe, pede a cabeça de João Batista. Os versículos seguintes nos mostram que os discípulos de João, depois de sepultá-lo, foram anunciar a Jesus o ocorrido. João era primo de Jesus por parte de mãe foi fruto de um milagre de Deus, pois seus pais eram velhos quando ele foi concebido. A diferença de idade dos dois era de meses, mas segundo as Escrituras João veio para preparar o “Caminho do Senhor”.
• Agora João estava morto.
Marcos relata que Jesus estava cansado: “Ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário. Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles (Mc 6:31-33).

Ele priorizou o aflito e necessitado. Ele priorizou a mim e a você. Por quê? Marcos responde: “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor” (Mc 6.34). E passou a ensinar-lhes muitas coisas (Mc 6.34b), e curar os enfermos (Mt 14.14)
2. Jesus deixa de lado sua dor e seu cansaço (15-21).
• Para saciar o faminto;
Ao cair da tarde: Perto das 18 hs. No entusiasmo, o povo se esqueceu de levar comida. Eles queriam ouvir a Palavra. O alimento era a Palavra. O sol já se inclina e Jesus satisfaz a fome pela palavra de Deus. Nessa situação, porém, os discípulos manifestam a responsabilidade de saciara a fome do povo. Eles estão muito preocupados e levam sua preocupação ao Senhor. O lugar é deserto Senhor já é tarde despede o povo para comprem o comer.
• Porém Jesus continua dando-lhes o que comer: Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Aos olhos de Jesus, seria uma ação errada afastar mandar a multidão embora já que estavam ali para ouvirem a Palavra.
Lembremo-nos da resposta que Jesus deu a Marta (Lc 10.41s): A boa parte, afinal, é ouvir a palavra de Deus. O “ouvir” precisa vir antes do “trabalhar”.
• Dêem-lhes vocês próprios de comer. Eles, porém, não entenderam a sua solicitação. De onde, enfim, tirariam comida para tanta gente? Eles não tinham considerado que Jesus poderia realizar um milagre. Mas, deveriam constatar: Temos o mesmo que nada, mas em Deus há riqueza, e dessa plenitude celestial nós podemos nos abastecer!
• Jesus começa a agir. Simplesmente transpõe todas as preocupações dos discípulos. Com apenas cinco pães e dois peixes multiplica tanto que ainda sobram doze cestos.

Deus abençoe

Pr Saulo César - ICE Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: