segunda-feira, 28 de junho de 2010

Icabode


A Glória Perdia
1Sm 4.5--22



Na Bíblia a glória sempre aparece para mostrar a majestade, o poder e o brilho da presença de Deus. No entanto o termo que aparece no texto que lemos "Icabode", aparece aqui, para mostrar a falta da glória, ou seja, alguém “sem glória”.

Icabode foi o nome dado por uma mãe a um filho que acabara de nascer. Porque esta mãe chamou seu filho de “sem glória”?
Olhando para os fatos que antecederam o nascimento da criança
verificamos dois motivos:

1. Porque a Arca de Deus foi tomada (5-11).
A arca ficava no lugar chamado santo dos santos. Dentro da Arca estavam os três objetos que eram testemunhos da relação de Deus com seu povo: as tábuas da Lei, uma porção do pão que caiu do céu para alimentá-los no deserto e o cajado de Arão. Uma nuvem de glória era vista sobre tabernáculo no lugar em que ela ficava simbolizando a presença de Deus.
a. Deram mais valor ao símbolo do que ao simbolizado (1-3).
• Havia uma guerra de Israel com os filisteus que já se arrastava por quarenta anos. ISRAEL É INVADIDA PELOS FILISTEUS e neste confronto morreram 4.000 israelitas. Uma vez que eles haviam sido derrotados e que quatro mil homens estavam mortos eles tinham que se perguntar o que aconteceu de errado. O verso 3 nos diz que eles decidiram trazer a arca da aliança para aí garantir que o Senhor fosse para batalha com eles os livrasse das mãos inimigas. No entanto, eles esqueceram que a derrota não era devido a presença da arca e sim pelo não cumprimento da lei.
Ao fazerem acompanhar da arca, julgaram-na como um talismã capaz de lhes dar a vitória. Que loucura! Acreditarem mais nos símbolos do que no arrependimento do coração!
b. Os condutores da arca eram indignos (4):
• Em Juízes 17.6 somos informados que “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto”. Não havia liderança em Israel. Não havia padrões de conduta. A Lei de Moisés não era considerada, não era obedecida. Prevalecia o individualismo. Cada um agia de acordo com a sua própria consciência. E como conseqüência de toda esta desordem, Israel sofreu uma expressiva derrota na guerra contra os filisteus. Afinal é sempre isso que acontece quando cada faz o que “dá na telha”: Desordem, confusão e grandes transtornos.
c. Por que Deus não estava com eles (5-11):
• Como nação, Israel sabia que onde estava a arca a glória de Deus se manifestava. No entanto, Israel por fazer escolhas erradas não estava com Deus. Por isso, a arca foi levada, mas, Deus já não estava entre eles. Por ser símbolo da presença de Deus e testemunha das vitórias do seu povo até os próprios filisteus se atemorizaram, ao saber que a arca estava entre os hebreus. Sabiam das maravilhas efetuadas por Jeová no deserto, mas, apesar disso, recobraram ânimo e, caindo sobre os israelitas, deixaram no campo 30.000 mortos entre os quais Hofni e Finéias.
• Deus permanece com o povo somente quando este povo procura sua presença. Em nenhum momento vemos o povo recorrer a Deus por Deus não estava com eles.

2. Porque a família foi destruída (12-22).
Eli com noventa e oito anos, velho e pesado, estava assentado à porta do tabernáculo, aguardando notícias da batalha e preocupado com a arca. Mas, quando o mensageiro chegou, cansado e coberto de poeira trouxe, más notícias. Israel foi derrotado. Além dos 4000 que haviam morrido antes de levarem a arca, mais 30000 morreram depois, mesmo com presença da arca. Os teus filhos Hofni e Finéias que conduziam a arca foram mortos e a arca foi tomada pelos inimigos.
a. Por que marido era desobediente a Deus:
Eli tinha dois filhos um se chamava Hofni e o outro Finéias. Estes rapazes, apesar de estarem investidos de uma missão sagrada, eram pecadores inveterados. Por isso foram chamados de Filhos de Belial ou "Filhos da indignidade".
1. Eles comiam as ofertas antes de ofertarem (1Sm 2.11-17): Segundo a lei os sacerdotes os sacerdotes teriam direito de comer parte da vitima que iria ser sacrificada. Mas, os filhos de Eli, Hofni e Finéias, pegavam e comiam antes de sacrificar e, se o ofertante não desse, eles pegavam a força. Ao fazerem isso eles privavam o povo do perdão e roubavam o que era para sacrificar.
2. Eles se deitavam com as mulheres que serviam no Tabernáculo (1Sm 2.22):
Este pecado estava tão patente que todo o povo sabia, pois a fama dos rapazes se alastrava como praga. É como noticia ruim que chega logo ao conhecimento de todos. Ao fazerem isso: Profanavam o ofício e contaminavam um lugar santo.
b. O sogro preocupado com a aparência do que em disciplinar os filhos (2.23-26):

Apesar do escândalo e do mau exemplo que os filhos davam a palavra de repreensão de Eli aos filhos não foi tão enérgica. Ao ouvir acerca do procedimento de seus filhos vemos:
1. Um sogro preocupado com a aparência: Eli mostra mais preocupação com a fama ruim que os rapazes passaram a ter entre o povo do que o desrespeito a Deus. Expressa angustia por eles, mas se angustia pelas implicações das suas ações no meio do povo. (2.23) . Mesmo a orgia sendo praticada e misturada aos rituais santos no lugar dedicado a Deus, Eli questionava: “Não, filhos meus, porque não é boa a vossa fama, esta que ouço estais fazendo transgredir o povo do Senhor” (2.24).
2. Um sogro sem coragem para disciplinar os filhos: Eli não temia o que o povo pensava do que as conseqüências que poderiam vir sobre os filhos da parte de Deus. Foi como se dissesse: “Meus filhos se vocês querem aprontar, então, que o façam longe daqui. “Pois, o pecado em relação ao próximo, dá-se um jeito. Mas contra Deus não há saída”. Porém, não se pode brincar com as coisas de Deus. A Bíblia nos diz: “Deus não se deixa escarnecer. Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7.) Ninguém ouse pensar que se possa driblar o Senhor ou “tapar os seus olhos”. Eli não disciplinou seus filhos por isso veio a tragédia. “Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei. Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu” (1Sm 3.11-14).
c. Pelo sofrimento de uma mulher sem esperança:
A esposa de Finéias deveria ser jovem e bela. Por ter se casado com um dos filhos do sacerdote, provavelmente também era levita e conhecedora da Lei e da vontade de Deus.
1. Porém ela era uma mulher sofrida: A esposa de Finéias não teve um bom marido. Ela deveria morar em uma casa confortável com todos os bens materiais; deveria ter boas roupas, boa comida, mas faltava-lhe o essencial – um marido honrado e temente a Deus. Estando grávida, deveria ter sonhos para seu filho, como toda jovem mãe. Porém sofria por saber do péssimo testemunho do seu marido. A gravidez por si só deixa a mulher fragilizada. Por isso ao ouvir as tristes notícias das mortes dos homens de influência nacional, seu sogro e os dois filhos, a esposa de Finéias, aquela jovem mãe, entrou em trabalho de parto.
2. E uma mãe sem esperança: Mas além das dores do parto, da morte do esposo e do sogro, a dor ainda era por causa da arca da aliança ter sido levada pelos inimigos. A nação agora estava desamparada. “Foi-se a glória de Deus”. A arca foi construída no tempo de Moisés, foi conduzida durante a viagem no deserto e atravessou o Jordão, rodeou a cidade de Jericó e estava em Siló cerca de 300 anos. A Arca de Deus era importante na vida de Israel e também na vida desta mulher. Mas, quando foi tomada, ela se expressou de maneira triste e dolorosa ao dar a luz ao seu filho. A pobre mulher estava sem esperança, por isso antes de morrer coloca o nome no filho de “Icabode”. Que significa “sem nenhuma glória”.
• “Icabofe” é o desfecho de um processo de desobediência, insubmissão e corrupção. É chegar no limite. Sem qualquer força, disposição ou coragem. Quando se chega ao ponto de Icabô, acabou-se mesmo. Nada é mais triste para a vida da igreja, e do crente, quando a glória de Deus se vai.
Os resultados são os piores possíveis, pois sem a glória de Deus não podemos sobreviver como crentes.
QUANDO SE PERDE A GLÓRIA DE DEUS
• Perde-se a força; Perde-se a alegria; Perde-se a esperança; Perde-se a vida;

NOS NOSSOS DIAS O IKABODE ACONTECE QUANDO:
• Deixamos o mundo entrar em nossa vida; Em nossa casa; Em nossa igreja.
• Aconteceu com Ló: Com Judas; Com Ananias e Safira; Com o filho pródigo;
• Fale do presbítero que foi levado para lugares de prostituição e drogas e viu a situação que sua filha poderia estar no futuro.
• Paulo escreve: “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,” (2Co 6.16-17).
• Tiago 4.4 nos adverte: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois que quer ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”.
Deus abençoe
Pr Saulo César ICE Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: