segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Sumo sacerdote restaurado

Restauração
Zc 3.1-10
• No dicionário restaurar significa: Reparar, recuperar, restabelecer, reanimar, consertar ou pôr em bom estado qualquer coisa desgastada pelo uso. Pode-se restaurar um móvel, um imóvel, uma pintura, um objeto, um corpo doente, uma ordem ou um reino. No Livro de Zacarias vemos o profeta encorajando o povo para que retomem a reconstrução do Templo, pois a obra estava paralisada cerca de quinze anos.
Nesta visão Zacarias nos revela duas situações:
1. O Restaurado (1-7).
a. O Sumo sacerdote acusado por usar vestes sujas:

• O sacerdote era MEDIADOR entre Deus e o povo. Porém, antes entrar no santíssimo, teria que sacrificar por si mesmo para que seus pecados fossem purificados, pois se entrasse no Santo dos Santos “sujo” certamente morreria. Nesta ocasião Josué, que foi cativo na Babilônia, era o sumo-sacerdote. A cena vista por Zacarias sugere um julgamento judaico, com um juiz, um réu, o advogado e o acusador.
No caso Josué de pé era o réu, o Anjo do Senhor seu defensor, o Senhor era o Juiz e Satanás seu acusador. Josué estava a ponto de iniciar seus deveres quando "o adversário" interveio a fim de acusá-lo. Dizia: Ele não está capacitado à executar seu oficio, pois, está com as vestes sujas.
• A veste do Sacerdotal era revestida de símbolos. Ela destacava a honra e a glória do oficio. Todo o material e cores simbolizam Cristo em seu ministério Sacerdotal. O Cristo que leva o seu povo nos seus ombros e intercede por ele.
• Mas, segundo o Diabo, Josué não podia interceder. As vestes sujas simbolizavam o pecado de Josué e o pecado da nação que ele representava. Pois, Josué, aparece nesta visão, representando não apenas o sacerdócio, mas também a nação inteira.
b. Mas, foi purificado pelo Senhor:
• O "adversário", foi imediatamente silenciado. Ele que ao dirigir a acusação não fazia apenas a Josué, mas também ao povo judeu ouviu que o Senhor, escolheu, não só Josué, mas também Jerusalém, como “um tição tirado do fogo, pois havia retirado seu povo da fornalha da Babilônia.
Então diante do acusador a purificação acontece:
• Retirem as vestes sujas pelo pecado. “Josué agora está limpo” “Agora te vestirei com vestes limpas”. Agora coloquem o turbante sobre a cabeça dele. Enfim ele foi lavado, vestido e coroado pelo Senhor. Então o Anjo lhe disse: “Se andar nos caminhos do Senhor e observar seus mandamentos poderá julgar a minha casa, guardar os meus jardins e será bem aceito.
2. O Restaurador (8-10).
a. Anunciado como renovo:
• O Anjo do Senhor, falando em lugar de Deus Pai, o Senhor dos Exércitos, anuncia Seu propósito de enviar o RENOVO. Esse título messiânico outorgado ao Cristo que haveria de vir. Pois, o messias seria o Broto Novo.
“Portanto, disse o Anjo: “Josué você e todos os sacerdotes que estão com você. Vocês são um sinal de que eu vou enviar. O meu servo que se chama “Ramo Novo” (8).
• A promessa de Sua vinda é predita a Josué e seus companheiros porque eram "tipos de Cristo" visto que o sacerdócio era simbólico do ministério de reconciliação do Messias.
b. Que trará paz ao povo;
• Aquele que "Ao Senhor agradou moê-lo" a "pedra que os Edificadores rejeitaram"
se tornou principal "pedra da esquina". Os sofrimentos do Messias dariam em resultado a remoção da iniqüidade desta terra num dia, com a volta eventual da paz e da prosperidade a um povo arrependido. A Bíblia aponta o sacerdote como um tipo de Jesus Cristo. Tipo sim, pois só Jesus é Eterno.
Cristo é o nosso sumo sacerdote (Hb 8.1);
Como sacerdote, Cristo se identifica como homem (Hb 2.17,18);
Ele ofereceu a si mesmo, como oferta pelo pecado (Hb 7.26-28; 10.14,18);
Cristo é o único mediador entre Deus e o homem (1Tm 2.5).
Deus abençoe
Pr Saulo César ICE Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: