segunda-feira, 28 de junho de 2010

Apocalipse 5.1-10

O mistério de Deus revelado
Ap 5.1-10
Apocalipse significa revelação. No passado tinha a ver como retirar algo de uma cova ou de uma caverna. Mais com passar do tempo passou-se a pensar em algo tirado debaixo de um véu.
No passado Deus já havia falado sobre coisas ocultas e reveladas:
Falou através de Moisés: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Dt 29.29).
Falou através de Daniel: “Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para sempre. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, pois com ele mora a luz.” (Dn 2.20-22)
Falou através de Cristo: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo” (Mc 13.31-33)
“Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (At 1.7)
Em Apocalipse os mistérios de Deus, referente ao que vai acontecer no fim dos tempos, são revelados.
O texto que lemos nos traz as seguintes revelações:
1. A dignidade de cristo (1-5).
• Na antiguidade havia dois procedimentos que usavam selos. O primeiro era usado em cartas que continham dinheiro, neste caso carta era selada com cinco selos. O segundo era usado para selar pergaminhos ou rolos que continha um testamento. Neste caso eram usados sete selos.Quando um testador morria, era trazido o testemunho e aberto na presença das sete testemunhas que selaram e então lido em voz alta e executado.
a. Dignidade buscada no céu, na terra e debaixo da terra: Na visão de João o Senhor segurava um livro selado com sete selos. Neste livro estava o testamento de Deus símbolo da promessa de um futuro reino. Promessa feita há muito tempo, documentada e selada, aguardando o dia para ser executada. O livro estava escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Do lado de fora se anotava resumidamente o conteúdo que havia por dentro de forma que todos podiam lê-lo sem que se desfizessem os selos. No entanto este era selado por dentro e por fora.
• Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Proclamava o anjo. O chamado ecoa por todo o céu, a terra e debaixo da terra (mundo dos mortos). Houve uma busca grandiosa por alguém digno.
b. Mas, somente encontrada Nele: A humanidade enfim terá enfrentar uma questão que a muito é anunciada na Bíblia. Não há justo, nenhum sequer. De todos os lados deve ter se ouvido sugestões sobre quem seria o correto. Contudo, não foi achado. Ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele (“para dentro dele”). Três vezes ninguém: no céu sequer os anjos estão à altura da tarefa. Ninguém no mundo inferior. Neste silêncio João chora muito. Aos seus olhos o mundo corre o risco de tornar-se sem Deus, sem sentido e sem controle. Ele sofre como um que lutou com feras para que o homem fosse salvo. Porém um dos anciãos que assiste diante de Deus (cf. o exposto a Ap 4.4) tem a incumbência de enxugar as lágrimas de João. Não chore disse ele tem alguém que pode abrir o selo e ver o que tem dentro.
c. O único digno de abrir o livro e os seus sete selos: O próprio Deus responde por um mundo calado. Pois, não há outra maneira de Deus responder a não ser pela magnífica obra. João é informado do duplo nome do vitorioso. Primeiro: o Leão da tribo de Judá. Expressão com base em Gn 49.8-10 onde Jacó ao abençoar Judá disse que seu descendente seria louvado. O segundo nome deriva-se dos profetas (Is 4.2; 11.10; Jr 33.15; 23.5; Zc 3.8; 6.12) é colocado de forma estreita e independente, a Raiz de Davi. Este descendente de Davi “Jesus” que morre em favor de todos os povos e em virtude da sua morte, o Leão de Judá e a Raiz de Davi tornou-se Senhor do mundo.
O Cordeiro não se dirige dizendo “sou digno” ou “minha fama”, porém “o teu nome, tua vontade e o teu reino!” E, por se portar desta maneira, ele é digno perante Deus.
2. O poder de Cristo (6-7).
• Agora, além das designações Leão da tribo de Judá e Raiz de Davi, são acrescentadas outras características que enfatizam ainda mais o seu poder.
a. Que foi enxotado para fora, mas, agora é visto no centro do trono: Antes de mencionar o que viu João destaca o posicionamento do Cordeiro dando o maior ênfase possível: Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro.
b. Que foi sacrificado, mas, agora ressurge poderoso: É preciso dar atenção à indicação feita como tendo sido morto. O Cordeiro foi sacrificado, as marcas são vistas e relacionada ao derramamento de seu sangue.
• Tinha sete chifres. Chifres são sinal do poder e sete chifres demonstram plenitude de poder, ou seja, poderoso e onipotente. Aquele que tem “Toda a autoridade no céu e na terra”.
• Sete olhos. Aquele que está em constante vigilância e previdência.
• Os sete Espíritos. Significam plenitude de sabedoria, que juntamente com os sete olhos acompanha seus discípulos enviados ao mundo cumprindo assim a promessa: “Eis que estou convosco todos os dias”.
c. Antes desqualificado, agora toma (recebe) o livro da mão do Pai: Jesus, não foge da sua tarefa, não fugiu antes e não fugira depois. Ele completa todo que para ele foi designado. Como se tivesse pressa ele toma o livro da mão do pai e Pai sem nenhum problema deixa o Filho prosseguir com sua obra.
Cristo é o Senhor da história. Um Senhor que ama os pecadores. Ele governa diferente dos demais poderosos. Ele governa do alto da cruz. E com suas mãos perfuradas que toma o rolo do livro.
3. A obra de Cristo (8-10).
• Os versículos seguintes confirmam a obra do Cordeiro na ação salvadora e purificadora da igreja.
a. Reconhecida e proclamada no céu: No céu inicia um movimento que se expande para todos os lados, prolongando-se do céu dos anjos a terra de João. Na verdade a prostração e o louvor dos dois outros grupos nitidamente pressupõem a submissão. Um grupo impele o outro a exaltar o Cordeiro, de maneira que a adoração se avoluma e finalmente não se ouve mais nenhuma dissonância no universo inteiro. O Cordeiro governa de forma incontestável. Os anjos anciãos munidos da harpa e das taças de ouro, objetos que faziam parte do culto no AT, fazem do céu o Templo. Aqui contém as são as orações dos santos. Por meio destas orações a igreja da terra aparece, ainda que não em pessoa, mas em espírito, adorando nas cercanias do trono. João vê suas orações, dizendo aos que oram que seu louvor e suas súplicas causam efeito num lugar central. Elas, as orações, possuem participação essencial na execução do senhorio do Cordeiro.
b. Realizada e anunciada na terra: Segue-se a adoração do céu citando as obras do cordeiro na Terra. Porque foste morto. Ressalta-se que a morte do DIGNO trouxe destruição ao domínio de Satanás. Inaugurando a soberania de Deus na forma da igreja: E com o teu sangue compraste para Deus: Jesus recebe louvor por ser o Salvador ressuscitado que se sacrificou para oferecer salvação a todos.
c. Constituída por reis e sacerdotes em todos os povos: Por ser digno e poderoso ele convocou todos ao arrependimento, e pessoas de todas as nações foram atraídas a Ele. Esta expressão quádrupla, que faz lembrar os quadrantes do céu, significa a totalidade da população da terra. O fruto da morte de Jesus é a igreja única formada de todos os povos. O fato de que o Cordeiro forma para si uma igreja é o fato mais importante que qualquer outra coisa. Em todo lugar onde isto acontece, mesmo que seja apenas com dois ou três, no mundo inteiro o novo cântico pode ser entoado, o cântico da derrubada de Satanás, da inauguração do senhorio do Cordeiro e da nova humanidade sob Deus.
• Jesus estabeleceu o seu reino e fez sacerdotes de todos discípulos.
• O reino de Cristo existe atualmente, e os salvos fazem parte dele.
• Quando nós somos convertidos a Cristo, tornamo-nos o sacerdócio santo dele, com o privilégio de lhe oferecer sacrifícios (1 Pedro 2:5,9).
Deus abençoe
Pr Saulo César - ICE Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: