terça-feira, 5 de outubro de 2010

Salmo 73


ASAFE - UM HOMEM JUSTO e SEUS DILEMAS
SL-73.1-28



• ASAFE foi um cantor levita, mais além de cantar ele se tornou um profeta autor de 12 salmos (50 e 73 a 83), também foi regente de música e chefe dos cantores que cantavam no templo na época de Davi e Salomão (1Cr 16.4-9).

• As obras de Asafe eram conhecidas e reconhecidas entre o povo. em 2Cr 29.30 temos no tempo do Rei Ezequias, época em que Davi e Asafe já estavam mortos, a ordem do rei para que os levitas louvassem o SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe.

O tema do salmo 73 é o mesmo assunto que os amigos de Jó não conseguiam entender, ou seja, a prosperidade dos homens maus e o sofrimento dos justos. Neste salmo Asafe da testemunho dos seus dilemas e também as respostas e conclusões que encontrou para eles. Sobre isso ele dá as seguintes declarações:

1. Os dilemas de um homem justo (1-14)
• Quando ele diz: “Verdadeiramente bom é Deus”, deixa clara que não existe dúvida na mente do salmista, no tempo atual, mas no decorrer da sua vida, houve um momento que ele não tinha certeza. Um tempo que ele quase se desviou do caminho de Deus, quando quase seus passos escorregavam para a incredulidade. Neste tempo ele chegou ao extremo de ter inveja do sucesso daqueles que não andavam com Deus. Ele declara: Os meus pés quase se desviaram:
Ao ver a prosperidade do ímpio (2-12):
• Ele invejava os arrogantes e a prosperidade dos perversos. Invejava a falta de preocupação e sossego que eles viviam. Por não terem preocupação eles eram soberbos e violentos e vaidosos.
• Falavam de forma maliciosa e altiva da violência que praticavam e contra Deus praguejavam. Em volta deles havia uma corja de bajuladores que diziam: Estes são abençoados, Deus nem toma conhecimento deles, pois a cada dia ficam mais ricos.
O sofrimento do justo (13-14):
• Ao ver tudo isso em sua volta Asafe passa a lamentar: Inutilmente conservei meu coração puro. Enquanto eles banqueteiam enquanto eu de continuo sou afligido e castigado a cada manhã.
Neste retrospecto existe algo positivo, pois através das “quase” escorregadas do passado, Asafe pode prever e se preparar para as quedas do presente e do futuro.
SUA SEGUNDA DECLARAÇÃO FOI:
2. A reflexão de um homem justo (15-20).
Nesta reflexão ele declara: A tarefa está muito pesada para mim:
Só em pensar via traição; só em refletir achei pesado o fardo; então busquei ao senhor (15-17)
• Ao refletir ele pensava: “só em pensar ou pronunciar as palavras que ouço e que sinto vontade de dizer já é traição para o meu povo”. Traição para aqueles que confiavam nele que tinham nele exemplo. Assim ele refletiu e guardou para si o peso. O peso do fardo era pesado demais para ele. Então como se antevisse o chamado do mestre que diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28). Ao entrar no santuário, lugar de comunhão com Deus, ele viu que era um privilegiado. Ali ele percebeu o caminho que trilhava os ímpios. Ali ele foi influenciado e fortalecido por Deus.
Então percebi que no fim aqueles que se afastam do senhor serão destruídos (18-20):
• Pois, eles andam em terreno escorregadio. Estão todo momento estão sujeito a caírem. Nem ao menos podem prever o momento. Não sabem se ficarão de pé ou cairão no próximo instante; ou seja, enquanto o crente é avisado, eles caem sem aviso prévio. O fim dos maus é/está perto. Serão tomados de pavor até desaparecer. Desaparecerão da mente de Deus. Não haverá nenhuma menção a respeito deles, pois, serão aniquilados.
SUA TERCEIRA DECLARAÇÃO FOI:
3. A postura de um homem justo (21-28).
Sua postura foi: NO SENHOR DEUS PONHO MEU REFÚGIO:
Pois, quando veio a amargura fui tolo e ignorante, mas tua graça me socorreu e eu descansei em ti (21-25)
• Ao entrar na presença de Deus pecador vê o quando é desprezível. Somente nessa condição que ele pode ver o quanto é tolo ao afrontar ou questionara vontade do Altíssimo. Sua insensatez, ignorância e insensibilidade foram sentidas quando ele entrou na presença de Deus. Mas, ao contrário de sentir a repulsa e o desprezo ele sentiu a graça. O contemplar do pecado produziu nele a graça divina. Ao confessar seu estado o céu o visitou e ele pode ter a alegria e o descanso no Senhor. Tenho Deus no Céu e consolo na terra. Não preciso de mais nada!!
O meu corpo e coração podem até desfalecer, mas deus me fortalece, outros podem se afastar, eu, porém prefiro o teu lado (26-28)
• O corpo e coração poderão fraquejar. Pois, o coração do homem por mais elevado, mais santo que seja, nem sempre agüenta. Asafe foi um grande e gracioso homem, contudo, sua carne falhou. Mas, o consolo do cristão, em sua condição mais triste, que Deus é sua porção. Sua fortaleza. Nós falhamos Deus não podemos falha. Deus é nossa sabedoria, nossa honra, nossa segurança, nossa paz, nossas riquezas.
Por isso, bom é estar ao lado do Soberano Senhor.
Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: