segunda-feira, 11 de abril de 2011

VALORES E PRIORIDADES

Tem alguma coisa que você gosta demais. Demais da conta? Alguma coisa que, às vezes, sem ao menos pensar, você está pensando nela. Pois bem, este é teu tesouro, nisto está o teu coração.

No Sermão do Monte, Jesus ensinou a multidão a ir contra o padrão que estava estabelecido. Pois, a cultura que tinham estava impregnada de pecado e
de costumes errados.

Vocês já viram alguém que está quase morrendo ou um carro desgovernado? Muitas vezes, aquele que está quase morrendo precisa levar um choque e o carro desgovernado precisa de um braço firme que o conduza para a estrada.

Por isso, várias vezes, disse Jesus ao povo: “Ouvistes o que os antigos disseram; eu, porém, vos digo”... Depois disse: “Não ajuntem tesouros na terra;
e sim no Céu” (Mt 6.19);

No Texto que lemos Jesus continua revelando ao povo o modo como deveria agir

Sua primeira orientação foi:
1. REFLITAM - “sobre suas necessidades” (V. 25).
O QUE COMER; O QUE BEBER; E O QUE VESTIR

• Jesus inicia dizendo: “Por isso eu vos digo”. Esta expressão liga o tema em pauta com aquele que foi exposto anteriormente. “Por isso”, ou seja, por causa da vida não depender de bens terrenos, mas exclusivamente de Deus, o crente não precisa viver tão ansioso.

Pois, se Deus, concedeu o bem maior, a vida física, não poderia também cuidar do menor, a saber, sua preservação?

A vida não é mais importante que o alimento? Então porque a ansiedade? Se Deus deu a vida ele também dará o alimento.

• O corpo que temos, foi nos dado, sem nenhuma contribuição nossa. Quem nos deu foi Deus. E Deus tem dia após dia conservado nosso corpo com vida.

O corpo não é mais importante que a roupa? Então por que a ansiedade? Se Deus deu o corpo ele também dará a roupa.
Se Deus deu o bem maior, não seria capaz de dar também,
junto com ele, o bem menor?

APLICAÇÃO:
• Aqui Jesus não está proibindo a PRUDÊNCIA. A prudência necessária baseada nas necessidades e nas obrigações do futuro. Ex: plantar para colher; trabalhar para pagar as contas.
• Jesus também não proíbe a PROVISÃO. A provisão coerente baseada nas exigências e nas possibilidades do futuro. Ex: estudar para aprender; economizar para ter.

Sua segunda orientação foi:
2. OBSERVEM - “a providência divina” (26-30).
NAS AVES DOS CÉUS; NOS LIRIOS DO CAMPO; E NA GLÓRIA DE SALOMÃO
• A falta de confiança na providência divina é desmascarada pela referência as aves a dos lírios. Não vemos as aves preocupadas em colher e armazenar sua comida e apesar disso são alimentadas diariamente por Deus. Elas não vivem ansiosas, não possuem depósitos, e nem por isso morrem de fome.

• Por outro lado, os lírios também devem ser observados “olhai também os lírios do campo”, como são belos. Eles não tecem nem costuram suas roupas, apesar disso se vestem maravilhosamente bem.

Quem já viu uma ave coçando a cabeça, preocupada, com o que vai comer; ou um lírio, preocupado, com a roupa que vai vestir? Quem já viu a ave ou o lírio passar necessidade?

E o lírio, mesmo crescendo livremente no campo, sem cuidados humanos se veste melor do que Salomão em toda sua glória.

Vós, porém, por mais que se esforcem, não são capazes de aumentar vosso tamanho. Assim também, com vossas preocupações, não poderão aumentar o tempo de vossa vida.

• Porém, disse Jesus, mesmo belo e cheio de esplendor, a existência do lírio é insignificante. Eles crescem e logo morrem, e depois são usados para aquecer o forno. Ao contrário, o homem, mesmo não tendo a mesma vestimenta gloriosa, é infinitamente superior.

Aquele que cuida do menor não cuidará também do maior?
Por que então tanta preocupação? Se Deus sustenta as aves e veste os lírios, não cuidará também de nós?

APLICAÇÃO:
• Aqui Jesus proíbe a PREOCUPAÇÃO EXAGERADA baseada somente no mal que o amanhã poderá nos trazer. Ex: amanhã posso estar doente, como vou trabalhar para pagar as contas?; se eu morrer amanhã quem cuidará da minha família?
• Aqui Jesus também proíbe a ANSIEDADE DOENTIA que elimina a alegria do nosso viver diário. Ex: será que amanhã vou acordar?; será que amanhã vou ter que comer?; será que amanhã Deus vai me abençoar?

Sua terceira orientação foi:
3. BUSQUEM - “o mais importante” (31-34).
O REINO DE DEUS; A JUSTIÇA DE DEUS; EM PRIMEIRO LUGAR

• Com essas palavras o Senhor, olhando no fundo dos olhos de cada um, nos leva uma altura tão elevada que nos deixa envergonhados. Pois, como poderia eu deixar de buscar estes tesouros tão valiosos, por àqueles tão insignificantes.

No coração do homem pode haver apenas uma preocupação justificada. Ou seja, a preocupação pelo céu.

A ansiedade, diz Ele, é característica dos pagãos e não de quem conhece a Deus tal qual Ele é (v. 32). Pois, fomos comprados por preço alto e destinados ao céu e, não ao forno. Somos Filhos da eternidade, portanto temos a eternidade. Temos o Reino e a sua Justiça. Portanto, o que mais precisamos?

Porventura, pode haver tesouros maiores que estes?

Buscar Deus em primeiro lugar significa deixar-se preencher Dele em lugar de outras coisas. Buscar a Deus em primeiro lugar é deixar que sua riqueza seja a nossa riqueza. Buscar a Deus em primeiro é colocá-lo como prioridade em nossas vidas. Primeiro lugar significa ter Deus acima de tudo.

Portanto se buscarmos a Deus, antes de qualquer outra coisa,
teremos, o seu Reino e sua Justiça.

Pois, se temos o Reino e a Justiça de Deus, não teremos também o básico?

Esse reino, em parte, já está entre nós, e em parte herdaremos no futuro. Assim sendo, nossa busca um dia terá um fim. Quando Deus será tudo em todos, quando o perfeito abrangerá toda a terra, então o reino e a justiça será total, e nossa busca então findará.

Então por que tanta inquietação? Se Deus sabe o que vamos precisar amanhã; amanhã Ele cuidará de nós. Basta ao dia o seu mal.

APLICAÇÃO:
• Aqui Jesus ensina que a PREOCUPAÇÃO pode ser derrotada se aprendermos viver um dia de cada vez, pois o cuidado do amanhã Deus dará assim que acordarmos. Ex. “as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã” (Lm 3.23). Senhor “o pão nosso de cada dia da-nos hoje” (Mt 6.11).
• Aqui Jesus também ensina que, ao nos PREOCUPARMOS com o amanhã, estamos antecipando o mal do amanhã para hoje. Ao contrário da preocupação exagerada devemos orar. Ex. “não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mt 6.13);
Pois, assim como existem as benções diárias que vêem de Deus, também existe o mal. O mal está sempre em nossa. Pedro orienta: “Sede sóbrios e vigilantes. Pois, o diabo, vosso adversário, anda ao redor, como leão, procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8).

Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: