segunda-feira, 11 de abril de 2011

ISAIAS 53

EMANUEL, que traduzido significa Deus está conosco, foi o nome simbólico dado uma criança que foi prometida por Deus ao rei Acaz (Is 7.10-14). Esse nome indicava que Deus estaria presente no meio do seu povo através do menino. Essa profecia se cumpriu, parcialmente com o nascimento de Ezequias filho de Acaz, porém plenamente depois, com o nascimento de Jesus Cristo (Mt 1.23). Porque Jesus quando veio ao mundo trouxe consigo a presença de Deus com ele, ou seja, através do Filho, Deus estabeleceu habitação entre nós.

No texto que lemos Isaias de forma clara anuncia o Cristo, como jamais foi anunciado, nem na sua época nem em época vindoura.

Para melhor entendermos o texto devemos transportá-lo para uma época diferente da que vivia Isaias. Por isso transportá-lo para a época de Cristo, especificamente, no momento da sua paixão e morte na cruz.
Neste momento visualizamos duas personagens.

1. O SERVO QUE FOI APRESENTADO E REJEITADO.
• O PROFETA, ao apresentar o Servo, inicia descrevendo-o primeiramente conforme ele é visto por Deus, ele "foi subindo como Renovo perante Ele (Deus)” (2). Mas, quem “deu crédito à nossa pregação?” Diz o profeta, transferindo a mensagem dele "que ouviu de Deus” e mostrou ao povo (e foi rejeitada) para a mensagem que Cristo pregou e também foi rejeitada. Pois, ambos anunciavam o “Deus Conosco”.

• Na voz do Profeta há uma forte sugestão de incredulidade, e falta de fé, naquele que era apresentado. Tão grande foi revelação que "a piedade e a simpatia” deram lugar ao assombro e a irreverência. Pois, o Servo se apresentou tão desfigurado “mais do que qualquer outro”, que desacreditado foi totalmente rejeitado.
Desacreditado, foi coroado com espinhos. Oprimido, não abriu sua boca. Esvaziado, da terra foi levado.

Mas, apesar de toda rejeição, o Servo levou sobre Si os pecados dos que o contemplavam. O castigo que nos traz a paz, isto é, o castigo que veio sobre Ele fez com que houvesse a nossa paz com Deus (5). Conduzido ao calvário como uma ovelha muda, esvaziado, foi cortado da terra dos viventes (8); 
Ele não foi considerado, tanto que com os mal-feitores foi crucificado e como um criminoso seria enterrado. Mas, a maravilhosa providência do Seu Deus foi mais forte e Ele foi na sua morte sepultado com os ricos (9).

2. O PAI  QUE ESTAVA OCULTO E ATUANTE
• O sujeito oculto é aquele que age mais não aparece. Ele difere do indeterminado e do inexistente, pois no indeterminado não se sabe o sujeito que praticou a ação e no inexistente, o sujeito, simplesmente não existe.

• No sacrifício do Filho o Pai foi o sujeito oculto. O Pai não apareceu, mas agiu. O Pai não foi visto, mas viu tudo.

O Pai estava oculto, porém agia tremendamente na vida do Filho. O Pai não disse nenhuma palavra, mas foi ouvido.

Por amor o Pai preferiu feri-lo (v 4);
Por amor o Pai preferiu faze-lo pecador (v 6);
Por amor o Pai preferiu moê-lo (v 10);
Por amor o Pai preferiu faze-lo doente (v 10);

• Ali, mesmo oculto aos olhos daqueles que ali estavam o Filho poderia ouvir a voz que lhe dizia: “Filho, continue vá até o fim, prossiga. Filho poderia tirá-lo dai, porém, é necessário que fique, pois eu o ofereci à eles, para que eles te ouçam”.

Conclusão: O Servo sofreu assim porque o Pai determinou. Estava escrito, para que desta forma muitos fossem trazidos à presença do Pai pela Sua obediência. Assim o mal foi vencido e sua descendência abençoada. Através da morte e sacrifício do Filho a semente santa e a vida eterna foram trazidas ao mundo pecador. E o Servo verá o fruto do seu penoso trabalho e ficará satisfeito (10-11).

Deus abençoe
Pr Saulo César

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