segunda-feira, 21 de março de 2011

A CHAMADA DE ISAIAS

O que é avivamento?
Avivamento nada mais é do que tornar mais vivo, mais forte, revigorar algo que está fraco e sem força. Na igreja, o avivamento é a ação do Espírito Santo
numa vida desmotivada e fria.
Quero, junto com os irmãos, analisar o momento que vivia o Profeta Isaias.
Verificando suas atitudes vamos tirar lições para que haja um avivamento
em nossas vidas.
Para isso dividiremos o texto em duas seções:
Na primeira seção vemos:
1. Um homem abatido (1-5).
a. NO MOMENTO DA SOLIDÃO;
Deus é a melhor companhia e sua casa o melhor lugar.
• O texto inicia dizendo que Isaias teve uma visão no ano em que morreu o Rei Usias. Uzias reinou durante 52 anos e durante todo seu reinado ele fez o que era bom diante do Senhor. E o povo Judeu vivia em segurança, prosperidade e estabilidade espiritual (2Cr 26.3-15).
• A morte do rei causou grande tristeza ao povo e o país entrou em crise. Isaias, que segundo a tradição, era primo do rei, estava triste, pois, além de perder um grande rei também perdia alguém que fazia parte de sua família.
• Em momentos assim o maior desejo é ficar sozinho, isolado sem falar com ninguém. Mas, em momentos de solidão a melhor companhia é o Senhor. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).
• Também nos momentos de tristeza o melhor lugar e a casa do Senhor. O salmista diz: “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.” (Sl 84.10). O próprio Isaias escreve mais tarde: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá” (Is 55.3).
Sabendo disso, buscando ajuda e consolo do alto, Isaias foi ao Templo.
b. NO MOMENTO DA CONTEMPLAÇÃO;
Deus revela sua glória e o pecado fica notório.
• Ao entrar no Templo em busca de paz e de respostas para seu sofrimento Isaias teve a VISÃO DA GLÓRIA DE DEUS (ler vs 1-2). Todas as vezes que Deus se manifestou para o homem, ele o fez através do Filho Jesus Cristo, o Anjo do Senhor (teofania), ou somente através da Glória. Neste caso Isaias viu somente a Gloria do Senhor.
• O termo "Glória de Deus" vem do termo hebraico "Shekiná" que significa "refulgente",  "magnitude", "manifestação divina". Ali no templo Isaías contempla uma pequena demonstração da glória de Deus:
• Mas, quando o homem está diante da glória de Deus seu pecado fica notório. Pois, em nós não habita bem nenhum. “Miserável homem que eu sou” diz Paulo.
O pecado de Isaias ficou notório: "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque SOU UM HOMEM de lábios impuros”; e o pecado do povo também: “habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos".
O efeito da visão causou medo no profeta, pois tanto a nação quando ele estava preso pelo pecado. Então só podia considerar perdido.
Na segunda seção vemos:
2. Um homem avivado (6-8).
a. NO MOMENTO DA PURIFICAÇÃO;
Deus manda o perdão do altar e a iniqüidade é retirada.
• No meio de toda a inquietação e agitação, segue-se a ação misericordiosa, purificadora e salvadora de Deus.
• Neste momento sublime, como uma resposta de Deus a situação descrita, um dos serafins que fazia parte da visão voou até ele com uma brasa que havia retirado do altar.
• Com a brasa o Anjo tocou nos seus lábios e disse: “a tua iniqüidade foi retirada e teu pecado perdoado”.
Assim, o profeta constata que o Senhor, além de consolar, também perdoa àqueles que o busca.

b. NO MOMENTO DA MISSÃO:
Deus questiona no céu e o sim se ouve na terra.
• Foi Deus quem idealizou a missão da salvação do homem na terra assim que o homem pecou. E como idealizador ele convocou uma grande reunião celeste com a presença do Filho e do Espírito Santo. Neste grande concílio ele lança a questão “A quem enviarei (para anunciar a salvação ao homem), quem a de ir por nós”?
• E numa intromissão santa, o profeta totalmente restabelecido, diz: Eu vou. Eu sou a resposta deste concilio. “Eis-me aqui envia-me a mim”.
Deus não "empurra" ninguém para a sua obra. Ele Chama: "A quem enviarei?". Sua chamada espera respostas: "Eis-me aqui, envia-me a mim".

Aplicação: Devemos notar que o aviavamento nos direciona para o serviço. Mas, para isso, temos alguns degraus para subir. Primeiro precisamos estar com o Senhor, contemplar sua glória e santidade. Depois passamos pela reconhecimento de que somos pecadores e precisamos ser tratados ao nível de nossos pecados. Depois vem o serviço.

Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: