segunda-feira, 7 de março de 2011

A CAMINHADA DOS ISRAELITAS

Ex 16.1-35

“Assim como Deus, na passagem do Mar Vermelho, mostrou ao povo de Israel a sua grandeza, Ele também quer mostrar para mim e para você que não existe nada impossível quando Ele está no controle”.

Mas, vemos que nesta caminhada, seja atravessando o mar ou caminhando pelo deserto Deus conduziu seu povo como um homem conduz seu filho (Dt 1.31).

No texto que lemos mostra bem esta verdade.

No primeiro quadro vemos de um lado Deus ajudando, orientando e corrigindo e no segundo quadro, do outro lado, um filho desobediente e rebelde. CONVIDO OS IRMÃOS A ANALISAREM COMIGO ESTES DOIS QUADROS:
No primeiro quadro vemos:
1. O QUE DEUS DÁ AO HOMEM (4-18).
“O melhor, na hora certa e na medida certa”

O SENHOR ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, cerca de 1 litro e meio por pessoa,; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram uns, mais, outros, menos.

Imagine no deserto ter para comer pão de mel de manhã e carne de codorna à tarde.

a. Para que o homem fosse provado. Pois, Deus disse que cada um deveria colher somente o que comeria naquele dia. Isso seria para mostrar a confiança e a dependência. Assim como Jesus ensina na oração do pai Nosso. para que “eu ponha à prova se anda na minha lei ou não” (Ex 16:4) Porque além da dependência diária Deus estipulou que de domingo a quinta-feira colheriam somente o necessário daquele dia, mas às sextas-feiras deveria colher o dobro para que no sábado não houvesse a colheita.
b. Para que Deus fosse louvado: Pois, disse Moisés à eles: “à tarde, sabereis que foi o SENHOR quem vos tirou da terra do Egito, e, pela manhã, vereis a glória do SENHOR. Porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações e quexas contra ele. Pois, as vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR” (Ex 16:6-8).
c. Para que entre eles houvesse igualdade: Porque aqueles que colhiam muito era porque havia maior numero de pessoas na família e quem colhia menos tinha um numero menor. Assim, não sobrava a quem colhia muito, nem faltava ao que colhia pouco, pois colheram cada um quanto podia comer. (Ex 17-18). Este principio é ensinado por Paulo em relação a ajuda aos necessitados “Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade” (2Co 8.11-13).

No segundo quadro vemos:
2. O QUE O HOMEM QUER DE DEUS (19-31).
“A benção, na sua hora e na sua medida”.

Deus deu a melhor benção, na hora certa e na medida certa. Porém, o homem quer um Deus, mas não quer obedecê-lo. A verdade é que homem até aceita que existe um Deus, mas, não aceita que ele o governe.

a. Por quererem a independência mostraram a negligencia (19-21): Durante a semana alguns colheram para o dia seguinte e na sexta-feira, outros, não colheram o dobro. Eles queriam a benção e a independência. Por isso, mostraram-se negligentes.Eles não confiaram em Deus. Foram desobedientes a Deus.
b. Por ser desobediente não receberam o que queriam: (23-27): Aqueles que guardaram para o dia seguinte viram seu pão cheirar mal e virar bicho. Outros que vieram colher no sábado não acharam nada. Dizem que "o que é do homem o bicho não come". Aqui o bicho comeu, porque não era do homem.
c. Por ter agido assim tiveram que reconsiderar sua vontade: (28-29): Pois, disse o SENHOR a Moisés: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Considerai que o SENHOR vos deu o sábado; por isso, ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia” (Ex 16.28-29)

Deus tem nos dado melhor, na hora certa e na medida certa.
O que temos dado à Ele em troca?

Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: