segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O BOM PASTOR


O capítulo 10 de João é um dos mais conhecidos e lidos de todo o evangelho. Ele dá continuidade ao principio que Jesus estabeleceu no capítulo 8 quando diz: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32) e também como uma advertência aos religiosos da época, pois ao expulsarem o cego de diante deles (Jo 9.34), revelaram a incompetência de serem guias espirituais daqueles que estão necessitados.
O texto lido (Jo 10.1-18) pode ser dividido em duas partes:

1. Uma Lição do Mestre (1-6) - para o melhor entendimento
a. Jesus testemunha a verdade: Parece que João gostava muito da expressão “em verdade em verdade vos digo” ou “te digo”, pois nas 22 vezes que ela é citada, todas estão todas estão no seu no evangelho. Fato é que “em verdade” não é outra palavra senão o conhecido e memorável “Amém”, uma das palavras mais conhecidas do discurso humano. O “amém” está diretamente relacionado com o "certamente" o "verdadeiramente" o "assim seja" e o "é assim". O ‘amém, indica validação, absoluta confiança e convicção no que foi é será pregado. Jesus, ao se apresentar a Igreja de Laodicéia em Ap 3.14, se intitula o “AMÉM”, ou seja a Palavra Verdadeira e Incontestável. Com o “em verdade em verdade vos digo” ou “Amém, Amém” enfatizando duplamente a verdade, Jesus quer dizer aos seus ouvintes: “Podem confiar no que vou lhes dizer, pois é verdadeiro”. Esta convicção foi confirmada por Paulo ao escrever a Timóteo: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação” (1Tm 1.15).
b. Sobre um contexto conhecido: A forma de pastorear ovelhas na época de Jesus era diferente da que conhecemos. Na época as ovelhas, de diversos proprietários, eram mantidas a céu aberto em locais apenas cercados por pedras. Nesses locais, principalmente à noite, era colocado um portão e nele um vigia, chamado de “porteiro”, para vigiar e permitir o acesso somente daqueles que eram autorizados à presença das ovelhas. Assim quem entra pela porta é somente o “pastor” das ovelhas e para este o porteiro abre a porta, pois o reconhece como autorizado ao acesso do “pátio interno”. Do pátio afora os animais eram conduzidos pelo pastor para as boas pastagens e para saciarem sua sede nas águas tranqüilas (Sl 23). Fora do pátio o pastor deveria estar disposto a lutar por suas ovelhas, pois além da cerca elas estavam expostas aos ataques de animais selvagens, e para isso ele tinha que empenhar a própria vida.
c. Mas, que não foi compreendido: Para a história ser entendida e aplicada entre eles era necessário que se identificassem com ela. No entanto, para eles entenderem e aplicarem o ensino do Mestre, eles tinham que mudar seu modo de pensar e agir. E isso era difícil. Porque, apesar da vida pastoril ser bem conhecida e familiar para todos, ao ser contada por Jesus, ela trouxe a memória deles o pecado e a culpa. Pois, de um lado havia os mestres rabinos que, ao fazerem e aplicarem sua leis injustas e discriminarem os pobres e necessitados, se portavam como ladrões de ovelhas; de outro lado temos o povo que não ouvia e não seguia o verdadeiro pastor. Ao contrário, ouvia, dava crédito e seguia o falso. Aquele que não foi autorizado. Aquele que pulou a cerca.
Por isso, fecharam o acesso ao coração para a lição do Mestre. Eles não entenderam, não porque era complicado, mas porque estavam no pecado e culpa doía a alma de todos.

Vamos a segunda parte do texto:
2. Uma explicação necessária (7-18) - para esclarecer as dúvidas
a. Sobre quem é o ladrão: Já que não entenderam, por mais claro que Jesus procurou ser, a partir de agora ele passa a identificar os personagens envolvidos na história. Ele alerta sobre a existência do ladrão e salteador e os perigos que ele traz as ovelhas. Mas, quem é esse ladrão? O ladrão é aquele que o porteiro não reconhece. O ladrão é aquele que, para ter acesso às ovelhas, não entra pela porta, mas salta a cerca. O ladrão é aquele que têm más intenções. Seu objetivo é roubar, matar, destruir. O ladrão é aquele o mercenário que abandona as ovelhas quando surgem os perigos. O ladrão aquele que vem até as ovelhas sem o consentimento de Deus pelos seus próprios interesses. Aqui, o ladrão não é somente o Diabo que mata rouba e destrói as almas assaltadas e presas por ele, mas também aqueles que alimentam falsas esperanças nos corações sofridos falando o que Deus não falou e prometendo o que Deus não prometeu. São aqueles usurpam os bens dos necessitados dizendo que somente assim poderão participar das bênçãos. São aqueles que colocam pesados fardos sobre o rebanho de Deus e assim levam os mais fracos a se desviarem do caminho.
b. Quem é o verdadeiro pastor: Quem é esse Pastor? Ele é Jesus!! Jesus é a porta: A porta, além de simbolizar o acesso legal tem a ver com a proteção e a salvação das ovelhas; Sendo a PORTA Jesus é a entrada legal. O autorizado. Ao ser a porta de acesso as ovelhas ele é proteção; ao ser a que da acesso ao Pai ele é salvação. Em relação a isso Pedro proclama: “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12). Ele é o bom pastor: Às vezes, ao nos referirmos a um bom médico, não falamos somente da sua eficiência e da sua habilidade como médico, mas também à simpatia, a bondade e a gentileza que trata seus pacientes. Mas, quando se diz que Jesus é o bom deve-se entender que nele há algo mais que eficiência, mais que fidelidade, mais que simpatia. Como o bom pastor ele vai além ele é pleno em poder, força, beleza e amor. Assim como Ele e o pai tem intimidade assim também Ele conhece suas ovelhas intimamente. Ele as chama pelo nome e vai adiante delas conduzindo-as pelo bom caminho. Jesus dá as ovelhas vida abundante: Ele afirma que veio para que os homens tivessem vida com abundância. A expressão “que a tenham em abundância no grego significa ter superabundância de algo. Ou seja, seguir a Jesus, significa ter uma vida abençoada na terra e eterna no céu. Ele dá vida pelas ovelhas: Para o pastor, o arriscar sua vida por seu rebanho, era algo natural. Mas, às vezes o pastor tinha que fazer algo mais que arriscar sua vida, ou seja, ele devia entregar sua vida por elas. Isto acontecia em particular quando os ladrões e os salteadores se aproximavam para atacar o rebanho (conf. 1Sm 17.34-36). Da mesma forma Jesus deu a sua vida por nós. Enfim, Jesus é o autorizado do Pai. Ele é o enviado para ser o Pastor do Rebanho. Mas, existem ovelhas que ainda não pertencem ao seu rebanho, e estas, pelo seu grande amor, ele ainda vai buscar e então haverá um só rebanho e um só pastor.
c. E quem são suas ovelhas: Afinal quem são as ovelhas verdadeiras? Se exigimos e buscamos o verdadeiro pastor; porque muitas vezes não nos portamos como ovelhas verdadeiras? Porque não ouvimos a voz do pastor? Porque não o seguimos? Porque, muitas vezes, queremos seguir adiante sem ele? Porque, muitas vezes, queremos que feche os olhos ou tape os ouvidas para coisas que fazemos e falamos? Disse Jesus: “vocês não crêem porque não são minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.26-27 NTLH). Em outro texto Jesus diz: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, e separará os cabritos das ovelhas; colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à esquerda; então, dirá aos da direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo...Então, o Rei dirá também aos da esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.31-41).
Em suma, as ovelhas verdadeiras não dão ouvidos para o ladrão; elas conhecem seu pastor; elas reconhecem a voz do seu pastor; elas dão ouvido ao que diz seu pastor; elas seguem o seu pastor;

Deus abençoe – Pr Saulo césar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: