sábado, 26 de novembro de 2011

Conselhos para Casais


Disse Jesus: “… e todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mt 7.24-27).
Antes que a casa caia
Vamos considerar alguns princípios que poderão ajudar a tranqüilizar e solidificar o casamento:

1. CASAMENTO NÃO COMBINA COM INDEPENDÊNCIA (1Co 7. 2-5).
As pessoas independentes são aquelas que entendem que podem fazer tudo sozinhas, sem ajuda, compromisso e prestação de contas.
O sintoma é do “EU”.
Eu sei o que faço.
Eu sou responsável pelos meus atos.
Eu tenho certeza das coisas que faço.
Eu sei escolher o melhor para minha vida.
■ Muitos se casam somente para saírem de casa. Outros porque todos se casam. Alguns porque já namoram há bastante tempo. Mas, estas motivações são erradas, elas não são fortes o suficiente para manter um casamento. Mas, no casamento, ao contrário dos que muitos pensam, a intenção de Deus é que, o homem e sua mulher começarão uma vida de relações íntimas que trarão prazer para os dois.
■ O bom marido vai se preocupar em satisfazer sua esposa, e ela, por sua vez, satisfazer a seu marido. Assim aqueles que respeitam a vontade de Deus, não podem admitir a possibilidade de se envolverem sexualmente com outras pessoas (1Co 7.3-5). “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido” (1Co 7.3).

2. CASAMENTO NÃO COMBINA DEPENDÊNCIA (1Co 12.14-19).
As pessoas dependentes são aquelas que precisam das outras para conseguir o que desejam.
O sintoma é do “EU NÃO POSSO”.
Se você não for eu não vou;
Se você não fizer eu não faço;
Sem você eu não sei viver;
Se você morrer eu morro.
■ Paulo dá um conselhando os crentes de Corinto diz: em relação a Igreja: “Se todo o corpo fosse olho, como poderíamos ouvir? Se todo corpo fosse ouvido, como poderíamos cheirar? Assim, Deus colocou membros diferentes no corpo, conforme sua vontade. Pois, se todos fosse um só membro, onde estaria o corpo?” (1Co 12.14-19).
■ Aplicando ao casamento; se os conjuges gostassem de fazer a mesma coisa, como ficariam as outras coisas necessárias? Por isso, para que o casamento pudesse ser completo, Deus criou um diferente do outro.
■ Assim também, a sobrevivência do casamento reside no convívio dos cônjuges, com as suas diferenças. Sendo assim, a unidade do casamento não significa uniformização! Pois, cada cônjuge possui algo que gosta de fazer e que sabe fazer bem. Sendo assim, não é necessario os dois fazerem a mesma coisa ou obrigatoriamente estarem envolvidos mesmo trabalho. Se não fizer o outro faz. Se um não vai o outro vai.

3. CASAMENTO COMBINA COM INTERDEPENDÊNCIA (Ef 5.22-33).
As pessoas interdependentes combinam seus esforços com os esforços dos outros para conseguirem um resultado muito melhor.
O sintoma é do “NÓS PODEMOS”.
Nós podemos fazer isso;
Nós podemos cooperar nisso;
Nós vamos unir nossos talentos para construirmos isso;
Nós construiremos algo bom e maior.
Na matemática convencional 1 + 1 = 2 na espiritual 1 + 1 = 1. Mas, para que cheguem a este resultado, os cônjuges devem passar por um teste rigoroso. Sua aprovação dependerá da aplicação do princípio: “subordinação através do amor”.
■ Paulo diz as esposas: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor” (Ef 5.22-23). Assim, em sua essência, a subordinação ao marido corresponde à subordinação, ao Senhor.
■ Paulo diz aos maridos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” (Ef 5.25). Por isso, o marido deve basear sua conduta igual a de Cristo em relação a sua igreja. Nesta relação não havia opressão, mas amor e sacrifício.

Conclusão: Muitos problemas domésticos, aparentemente sem solução encontrariam solução se estes princípios fossem aplicados. Porém, infelizmente muitos casais ao invés de buscarem satisfazer seus cônjuges buscam a auto-satisfação. Infelizmente, muitos casais invés de se aconselharem com Deus, na sua Palavra e com pessoas de Deus, procuram conselhos em lugares e com pessoas que não conhecem a Deus. Por isso, muitos casamentos estão se acabando. Por isso, muitas casas estão ruindo.

Pr Saulo César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: