quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O PATRIARCA ISAQUE

Um homem que encontrou águas calmas
Gn 26.12-33


• Estamos vivendo em tempo de escassez de água. Há muito não chove na nossa região. Sem água não há vida. Tudo viça feio, seco e triste. Na verdade o mundo está morrendo de sede. As pessoas vivem guerreando e matando como se estivessem no deserto.
• O texto que lemos fala que Isaque furou muitos poços enquanto esteve peregrinado pela terra dos Filisteus. Nesta vida peregrino e de furador de poços ISAQUE FOI UM HOMEM QUE ENCONTROU ÁGUAS CALMAS.
Dois fatores influenciaram para que Isaque encontrasse águas calmas:
1. Porque ele foi perseguido (12-21).
a. Por ter prosperado: O texto diz que Isaque lançou a semente naquela terra e sua colheita foi de 100 por 1. Deus o abençoou e ele se tornou um riquíssimo fazendeiro dono de ovelhas, bois e grande número de servos.
b. Em terras áridas e homens maus: O lugar em que Isaque estava era terra árida que pertencia a povo sanguinário e invejoso. Poços naquela época era a principal fonte de água para a saciar a sede do povo e dos animais. Achar água era como achar “ouro”. Por isso, sua prosperidade causou inveja àquele povo. Então os homens daquela terra entulharam os poços que seu pai havia cavado no passado e o expulsaram dali.
Isaque não desanimou. Ele foi para o vale de Gerar, lugar que seu pai também esteve, e além de abrir os poços do pai que tinham sido entulhados, abriu novos poços. O texto diz que “ACHARAM POÇO DE AGUA NASCENTE”. Como é bom achar poço de água nascente.
O termo Água nascente no original tem a ver com água que da vida. Vida tanto à vegetação do lugar quanto àquele que bebe dela. Ele cavou e achou ali água viva (Gn 26:19). Só que ali no vale de Gerar, após ter provado da água viva Isaque teve o seu primeiro poço tomado pelos inimigos. “ESSA AGUÁ É NOSSA”, disseram eles. Com certeza houve muita discussão por causa do poço. Por isso Isaque chamou o poço de Eseque (contenda).
• Quantas e quantas vezes achamos poços, mas o inimigo vem e toma. Não desanime. Faça como Isaque. Fure outro poço. Em Hb 11.9 diz que tanto Abraão quanto Isaque e Jacó peregrinaram habitando em tendas na terra da promessa como se fosse terra alheia, que não é a sua. Quando se é peregrino e estrangeiro, muitas vezes, não é respeitado. Com Isaque não foi diferente.
• Isaque cavou outro poço: O versículo 21 diz que Isaque mandou seus servos cavar outro poço e como da outra vez os pastores da terra reivindicaram os poços. Por isso a esse poço Isaque deu o nome de Sitna, "inimizade, luta, briga", porque a situação já chegou ás vias de fato, com atos de violência entre os seus pastores e os pastores da região.
• Muitas vezes não somos prudentes e achamos que muitos que nos cercam são “amigos”. Devemos ser prudentes como as serpentes e símplices como a pomba (Mt 10.16). As bênçãos de Deus podem causar - INVEJA - A inveja, por si mesma, nada pode fazer. Porém, quando a inveja é transformada em ação contra o próximo não é o mal acontece. Aí vem a PERSEGUIÇÃO.
O segundo fator que influenciou Isaque encontrar águas calmas foi:
2. Porque ele foi abençoado (22-33).
a. Porque habitou em lugares amplos: Depois de tanta perseguição Isaque deixou aquele lugar, mas não deixou de furar poços. Isaque continuou cavando. O texto diz que: partindo dali, cavou ainda outro poço e por este não houve briga. Enfim Isaque encontro a paz procurada. Então chamou o poço de Reobote (LUGARES AMPLOS), porque ali o Senhor ali iria “alargar suas tendas” e prosperar. Meu amado talvez você ainda não encontrou o seu REOBOTE os seus lugares amplos, aprenda com Isaque não desanime.
b. E o Senhor era com ele: Isaque partiu para Berseba. Ali o Senhor apareceu a ele e confirmou a promessa e que tinha sido feita a seu Pai Abraão. Ali ele levantou um altar a Deus invocou o nome do Senhor e armou a sua tenda.Ali foi procurado por Abimaleque Rei da daquela terra para fazer uma aliança. Pois Abimaleque viu que Deus era com Ele. Ali ele furou o “quarto poço” que se chamou SEBA que significa JURAMENTO.
Cerca de 97 anos atrás Abraão chamou o lugar de "poço do sete", porque ele e ABIMELEQUE PAI fizeram um acordo de amizade e como sinal desse trato, Abraão deu a Abimeleque sete cordeiras; daí o nome do lugar (Gn 21.22-34). Mas agora Isaque acrescentou a que este poço também seria o "poço do juramento", idéia expressa pelo mesmo nome, "Berseba". Berseba = "poço dos sete juramentos"
Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11.29).

CONCLUSÃO: Como foi visto até chegar a poço do juramento, Isaque teve lutas, inimizades e poços fechados. Nossa vida cristã também é assim. Devemos sempre cavar poços (batalhar) para achar a fonte de sustento que sacie a nossa sede. Muitas vezes clamamos a Deus: Como tirar água deste poço, ele é fundo? (Jo 4:11). Mas nosso Deus nos diz: Cava, apenas cava... filho, que irá encontrar. Pode não ser na primeira, segunda, terceira, mas cava, até encontrar, pois EU SOU contigo. Nos poços naturais você voltará a ter sede, mas na Fonte fr Jesus você nunca mais terá sede. Portanto busque-a alimenta-se dela.
Pr Saulo César - ICE Campo Grande

2 comentários:

  1. TREMENDA ESSA ILUSTRAÇÃO!VEIO FORTALECER O QUE EU ESTAVA DIZENDO PRA UMA DISCIPULA SOBRE SER O MOMENTO DELA CAVAR POÇOS, E ACABEI SENDO MINISTRADA TAMBÉM. BENÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. parabéns muito valorosa sua ILUSTRAÇÃO sobre a vida de Isaque

    ResponderExcluir

Comente: