quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TESTEMUNHANDO O DEUS VERDADEIRO

Don Richardson em seu livro fator Melquisedeque conta que certa tribo da América Central que adorava o Deus sol mudou de idéia, pois certa vez quando estavam cultuando o sol uma simples nuvem cobriu a sua luz. Então levados pela lógica passaram a cultuar o Deus que criou o sol. Porém nem todos chegam a esta conclusão, muitos povos, assim como foi na época de Paulo, ainda hoje, não conhecem à Deus. Povos que acreditam que comendo os corpos das pessoas que morrem faz com que estas permaneçam sempre com elas. Casais que quando nascem filhos gêmeos, sacrificam um deles por acreditarem que um é amaldiçoado. Pessoas que roubam e matam crianças para sacrificar a Deuses estranhos. Pessoas que querem reverenciam seres extraterrestres, animais e duendes.


Disse Jesus: “E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santos e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia, Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

COMO TESTEMUNHA DE DEUS EM ATENAS
Paulo vivencia dois momentos:
1. O momento do Deus anunciado (16-21).
“Por que não era conhecido”
a. Apesar da intensa religiosidade:

· Atenas = "incerteza": Famosa cidade da Grécia, capital de Ática, e a pricipal sede de ensino e civilização durante o período de ouro da história da Grécia.
· Certo historiador afirmou que em Atenas tinha mais imagens de deuses espalhados pela cidade do que em todo o resto do país. Estimava que em toda cidade tinha mais de 30.000 imagens de deuses.
· Outro disse que em Atenas era mais fácil achar um deus do um homem.
· Para os atenienses ter somente um deus era sinal ignorância. Tanto que quando Paulo disse sobre Jesus e a ressurreição eles ação que se tratava de dois deuses. Um era Jesus e outro ressurreição.
Dizem que todas religiões são boas e levam a Deus. Isso é uma armadilha do Diabo.
· “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus, não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo” (1 Jo 4:2-3).
· “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tg 1:27)
A única religião verdadeira é aquela que aquela que confessa que Cristo veio ao mundo enviado pelo Pai para salvar a humanidade e toda aquele que aceitar a Ele como salvador terá seu pecado purificado e aquele que não aceitar será condenado!
b. Apesar da busca por novidades:
· O texto diz que Paulo teve problema com os filósofos epicureus e estóicos.
· Os epicureus entendiam que o prazer deveria ser o alvo do homem. Por isso buscavam a total ausência da dor.
· Os estóicos viviam na busca da auto-suficiência. Para eles o homem racional era totalmente auto-suficiente.
· Quando estes dois grupos se encontraram com Paulo disseram que ele era um tagarela, ou seja, alguém que fala como um papagaio, e propaga idéias sem importância.
· Porém, tinham também um enorme gosto por novidades: ”Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.

2. O momento do Deus rejeitado (22-34).
“Por que não era conveniente”
a. Pregado por Paulo, mas escarnecido pelo povo (23-31):
· Os atenienses colocavam Deus, em um canto, talvez para ser usado ou lembrado num momento em que os outros “deuses” não os atendessem.
· O Senhor estava abaixo da linha de consideração deles.
· Era como aquele time ruim que chuta para onde está virado. Eles chutavam para todo o lado. “Quem sabe, nenhum Deus que conhecemos e o verdadeiro! Vamos fazer mais um altar”.
Foi nesta brecha que deram Paulo entrou para falar do Deus verdadeiro.
· Paulo diferenciou o “Senhor” dos outros deuses. Pois, este Deus que para eles era desconhecido, Paulo conhecia muito bem. Atenas precisava conhecer o que Paulo anunciava.
a. Ele é o Criador, Senhor, é ilimitado no tempo e espaço (24-26);
b. Ele se faz presente e sustenta a todos, mas não pode ser visto nem tocado (27-28);
c. Ele não se assemelha aos ídolos humanos, pois é misericordioso e justo (29-31);
Assim como Jó que antes conhecia o Senhor somente pelo ouvir falar e depois passou a conhecê-lo por que teve mais contato com Ele, os atenienses também precisavam contatar o Deus verdadeiro.
Assim como os conterrâneos da mulher samaritana passaram a conhecer Jesus somente depois de ter um maior contato com Ele, assim também eles precisam deste contato.

b. Por não aceitarem mudar de vida deixaram Deus para mais tarde (32-34):
· Existem pessoas que adoram vários deuses por não conhecer o Deus verdadeiro.
· Outros adoram o Senhor de forma equivocada por ainda não terem o total conhecimento da verdade.
· Porém, tanto um grupo com o outro, na maioria das vezes, quando o Deus verdadeiro é apresentado, recusam a aceita-lo por não ser conveniente.
· Dizem que estão bem assim e que vão pensar em aceitar esse “Deus” mais tarde.
· Tem pessoas que morrem deixando Deus para mais tarde.
· Assim foi com os atenienses. Eles não quiseram mudar de vida. Ter somente um Deus era sinal de ignorância e retrocesso.

· O salmista orienta: “Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles? No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam” (Sl 115.1-8).

· CONCLUSÃO: Não há Deus maior. Na verdade, há um único Deus digno de ser adorado - os ídolos dos povos são deuses falsos. Hoje Ele se dá a conhecer a você! “Todo o que Vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” - “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” - Ele convida: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados...”
Se você já serve ao Deus verdadeiro, abra ainda mais o seu coração. Busque sempre uma experiência maior! Disse o Senhor: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.

Deus Abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: