quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ELISEU

·Você já passou por situações que teve que decidir entre o certo e o errado? Você já pegou troco errado e pensou que era Deus que abençoava. Ou colou na prova e pediu para Deus te ajudar? Ou mentiu e orou para ninguém descobrir. Ou fez algo errado e incluiu Deus no seu erro. Lembra de Jacó. “Deus me ajudou e eu consegui logo a caça” (Gn 27.20).

· Eliseu, um dos maiores profetas de Deus sobre Israel, discípulo de Elias, teve um ministério marcado por muitos milagres e maravilhas. Tudo isso foi porque Eliseu soube como ninguém tratar os assuntos terrenos numa esfera superior, pois entendia que tudo que fazia estava acima das questões terrenas.
Por viver bem pertinho de Deus e por estar em plena comunhão com o Senhor, Eliseu vivia literalmente em lugares altos.
O texto que lemos registra uma história fascinante. Eram tempos de batalha entre a Síria e Israel.
Mas, em três momentos desta história, Eliseu pode interferir e agir com sabedoria.
Por estar em lugares altos, em plena comunhão com o senhor:
1. ELISEU ALERTOU O REI (DE ISRAEL).
“Não tome este caminho” (8-14).
O (plano) inimigo foi frustrado e povo de Deus salvo.

· O rei da Síria depois de se aconselhar com seus oficiais, determinou que em tal lugar faria emboscada contra o exercito de Israel. Mas o profeta Elizeu mandou dizer ao rei de Israel que evitasse esse local, pois ali estava a emboscada. E assim foram várias vezes.
· OUVIR O PROFETA FEZ TODA A DIFERENÇA: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos. (2Cr 20.20b).
· O rei sírio inconformado e irado determinou a seus oficiais que descobrissem o delator. Aquele que o traia, pois seus planos eram todos frustrados.
· Então um dos seus servos lhe informou que em Israel havia um profeta de Deus chamado Eliseu e este sabe tudo o que fazes e conta ao rei de Israel até o que o senhor fala no teu quarto.
· O servo usa uma figura de linguagem que se refere aos pensamentos e palavras mais pessoais. Ou seja, o rei precisava saber que tudo que fazia não era segredo pára Deus.
· Ao ser informado sobre o papel de Elizeu o rei da Síria determinou a seus soldados que o buscassem e o levassem preso e o entregassem em suas mãos. Parece que o comportamento do rei sírio ultrapassa a lógica ao caminhar para uma irracionalidade meramente humana, pois se o profeta adivinhava os seus planos, adivinharia também a sua intenção de aprisioná-lo.
DEUS SABE TODAS AS COISAS: Precisamos lembrar de que nada do que fazemos, dizemos, ou pensamos é oculto do Senhor. “Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4.13).
HENRY BLUNT (escritor inglês) afirma: “Dizemos que Deus vê tudo, ouve tudo, sabe tudo e vivemos como se Ele fosse absolutamente cego, surdo e ignorante”.
Por ver acima dos limites dos olhos:
2. ELISEU ENCORAJOU O MOÇO.
“Não temas, pois somos muitos” (15-18).
O moço viu o exército de Deus e o exército inimigo ficou cego.
Eliseu disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
· Como não temer? Os sírios cercaram Dotã com cavalos e carros e um numeroso exército. O jovem servo de Eliseu ficou apavorado, pois não podiam escapar. Mas, o profeta tinha uma visão que o seu servo não tinha. Podia ver um exército muito mais forte numeroso e que os defendia. Os cavalos de Deus são de fogo e mais poderosos do que os cavalos de carne, e os carros de fogo mais temíveis do que os carros de ferro.
O livro dos salmos diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34.7).
O salmista da a certeza: “Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre” (Sl 125.2).
Paulo diz: “A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6.12);
· “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Rm 8.35-37)
João expressou: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4).
O mesmo acontece hoje em dia. Os inimigos do crente e da igreja são fortes e numerosos. Eles querem destruir o povo de Deus. Mas, o servo de Deus não tem por que temer. Ao nosso lado se encontra forças invisíveis e poderosas.
Precisamos considerar que nossos aliados são mais numerosos e poderosos do que as forças do diabo.
Por andar acima das questões terrenas:
3. ELISEU SEMEOU A PAZ (NA TERRA)
“Dê aos inimigos pão e água” (19-23).
Ao invés da espada foi oferecido o perdão.
Samaria, capital do reino do norte (Israel), ficava a cerca de quinze quilômetros de Dotã. E foi para lá que Eliseu conduziu o cego exército sírio. Lá chegando Eliseu abriu-lhes os olhos e eles passaram a ver e o rei pretendia mata-los.
Mas, atendendo a sugestão de Eliseu o rei ofereceu um grande banquete;
· O perdão que o rei de Israel concedeu aos soldados proporcionou uma vitória maior do que a que ele esperava ganhar se os tivesse matado.
· O sábio disse em provérbios: “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá.” (Pv 25.21-22).
· Jesus disse: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.
· Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.” (Mt 5.35-45)
· Paulo disse: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12.21).

Conclusão: “O SENHOR é a minha fortaleza, faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Hc 3.19).
Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: