segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

NATAL


· Certo casal muito bem vestido estava almoçando em um restaurante caro em uma movimentada Rua de São Paulo quando uma amiga aproximou da mesa e perguntou: “Qual é o motivo da comemoração?” O marido respondeu: “o aniversário de um ano de nosso primeiro filho”. “Mas, onde está o bebê?” Perguntou a amiga. Então a mãe respondeu: “Deixamos na casa da minha mãe. Se viesse conosco não nos deixaria aproveitar a festa”.
· Que ridículo. Comemorar a festa de aniversário sem o aniversariante. Porém é real. Muitos comemoram o nascimento de Jesus sem a sua presença.
MAS, A VERDADEIRA MENSAGEM DO NATAL É CHEIA DE BOAS ESPECTATIVAS.
Quais eram as suas expectativas para este natal? O que você esperava? O que você esperava aconteceu?
Quando lemos a historia que envolve o nascimento de Jesus vemos que Deus muda as expectativas humanas.

Ele mudou os planos de Maria e José

1. UMA VIRGEM GRÁVIDA - Maria ainda noiva e virgem fica grávida (Lc 1.26-38);
· Imaginamos uma linda jovem, ainda virgem, noiva e de um jovem carpinteiro chamado José, numa cultura onde os noivos eram protegidos e vigiados pela família, pela sociedade e pelos religiosos.
· A família por mais humilde que fosse queria para a filha um casamento honroso com um homem bom e trabalhador. A sociedade também queria participara deste momento alegre aceitando o convite para as núpcias e aguardando ansiosamente o momento da festa do casamento.
· Em Israel um noivado significa muito mais que entre nós. Pois, mesmo antes das núpcias a noiva já era considerada legalmente esposa do noivo. Tanto que se um noivo morria, a mulher era considerada “viúva”! O casamento propriamente consistia apenas na solene cerimônia de levar a noiva para a casa do noivo.
· A tradição da religião judaica que prezava um casamento onde os noivos deveriam se manter puros, sob pena de apedrejamento, caso descumprissem as leis.
José queria deixá-la, porém Deus interferiu (foi orientado ficar) (Mt 1.19-25);
· Maria, a única que sabia da verdadeira situação, não foi capaz de convencer José da decisão de deixa - lá. Para isso José pensava distanciar-se de sua noiva em secreto para que ela não fosse difamada,
· Nessa circunstância incrivelmente tensa, na qual pareciam sobrar para José e Maria apenas o adultério e a vergonha, tornava-se necessária a intervenção de um poder maior, a saber, o poder do próprio Deus!
· José ouviu da boca do anjo do Anjo que o filho não é uma criança de origem pecaminosa mais milagrosa, ou seja, era gerada pela ação do Espírito Santo.

2. UMA VIAGEM INESPERADA - O casal deixa Nazaré e vai para Belém (2.1-5);
· “Naqueles dias” é uma expressão geral que não informa nem o dia nem o mês nem ano do nascimento de Jesus
· Parece que os evangelistas que escreveram acerca de Jesus não estavam nem um pouco preocupados com os dia e hora do nascimento, mas, unicamente despertar fé a fé do povo.
· Sabe-se que foi “na plenitude do tempo” (Gl 4.4). Na época do mais poderoso e extenso império mundial, o Império Romano.
· Nesta época o Imperador César Augusto decreta que todos que fazem parte do império alistarem-se nas suas cidades de origem. José e Maria que eram descendentes de Davi saíram de Nazaré e caminharam cerca de 50 Km, com Maria perto de dar a luz, para se alistarem em Belém.
3. UMA MATERNIDADE IMPROVISADA - Em Belém Maria dá à luz numa estrebaria(2.6-7);
· Lucas assinala “não havia lugar para eles (autois) na hospedaria”. Essa forma de expressão chama a nossa atenção, pois se Lucas tivesse apenas afirmar que a hospedaria não era capaz de acolher mais ninguém, teria escrito: “Não havia mais lugar na hospedaria”. Mas, enfatiza que para eles não havia lugar.
· Talvez pela condição que se encontrava o casal, em vista da iminente hora de nascimento do menino Jesus, para eles não havia lugar.
· Por meio do fato de que para o Senhor não havia qualquer hospedaria, cumpriu-se também a palavra: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11). Por isso tiveram seu filho numa estrebaria.
· Outra consideração além do local do nascimento é o local que Jesus foi colocado após o nascimento. Qualquer casal, por mais pobre que seja, deseja que seu filho seja colocado num berço macio e quente.
· Mas, nosso redentor teve uma manjedoura (um coxo de comida para o gado) como local do seu primeiro repouso.

APLICAÇÃO:
1. Para a gravidez Maria disse sim: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.” (Lucas 1:38).
2. Para desejo de ir embora e deixar Maria grávida José disse não: “Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.” (Mateus 1:24-25).
3. Para o decreto imperial de ir para Belém o casal disse sim: “José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.” (Lucas 2:4-5);
4. Para o lugar do nascimento do filho na estrebaria o casal disse sim: “Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2:6-7).
É impressionante a grande falta recursos humanos para o nascimento do salvador. O mundo deu as boas-vindas ao salvador com uma manjedoura e o despediu com uma cruz!

Será que estamos (como indivíduos, como família, como igreja) preparados para mudar nossos planos e projetos e ajusta-los de acordo com as expectativas de Deus.
Deus abençoe
Pr Saulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: