quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ZAQUEU O PUBLICANO

• Algo nos chama atenção quando lemos a segunda parte do versículo 5, Disse Jesus a Zaqueu: “Zaqueu desce depressa, pois ME CONVÉM FICAR HOJE EM TUA CASA”.
• Quero lhe fazer uma pergunta, se Jesus lhe falasse: “HOJE EU QUERO FICAR EM SUA CASA”. Você lhe deixaria entrar?

No caso de Zaqueu, ele com toda pressa, recebeu Jesus em sua casa.
Quero meditar com os irmãos como isto aconteceu analisando dois momentos da história, ou seja,
o antes e o depois do encontro dele com Jesus.

ANTES DO ENCONTRO COM JESUS VEMOS:
1. ZAQUEU O PECADOR (1-4).
a. Julgado e condenado:

• Primeiro foi pelo caminho que escolheu, pois sendo filho de Abraão (conf. 19.9) ele tinha um caminho para seguir. Seu nome no hebraico (Zakchaios) tem o significado de "puro", no entanto ele não se portava como um homem de Deus e tampouco fazia jus ao nome. Preferiu andar por um caminho errante.
• Outro motivo que fazia dele um pecador eram os erros que praticava. Na época os coletores de impostos, não apenas visavam conseguir um bom salário, mas também enriquecer de forma ilícita. Zaqueu não era apenas um simples coletor de impostos ele era o chefe deles, o superior, ou seja, o comandante da gang. Dessa maneira havia infinitos casos de extorsão e injustiças colocados na sua conta. Zaqueu fazia fortuna à custa de compatriotas oprimidos
• Mas, alem dele ter escolhido um caminho errado e ter atitudes erradas vemos também ele era desprezado julgado e condenado pelo povo que o rodeava. Ele era desprezado pelo seu povo e sua nação, pois trabalhava para Roma, sustentando assim a dominação estrangeira.
b. Mas, que decidido queria ver Jesus:
• O final do parágrafo anuncia que todo o povo louvou a Deus pelo milagre feito no cego Bartimeu (Lc 18.43), fato que permiti supor que a notícia da chegada de Jesus foi divulgada em Jericó antes que o Senhor chegasse de fato.
• Por isso, diversos moradores sentiram-se motivados a ir ao encontro dele e acompanhar sua passagem pela cidade. O mesmo desejo também tomou conta de Zaqueu, pois, com certeza, ele era um dos muitos que já tinham ouvido falar de Jesus, por isso queria vê-lo.
• Mas, em vão, se esforçava para encontrar um lugar que lhe permitisse ver o Salvador. A multidão e sua baixa estatura eram grandes obstáculos para que ele pudesse satisfazer seu grande anseio.
• Mas, ele não desistiu e continuou buscando a presença de Cristo. Lucas relata que ele correndo à frente sobe num sicômoro (amoreira com galhos baixos) e dali procura ver Jesus.


• Não se pode dizer com certeza se este desejo era apenas uma curiosidade ou uma carência espiritual que ele tinha no coração e queria preencher.
Seja uma coisa ou outra percebemos que sua decisão não foi contaminada pelos obstáculos que encontrou. Sua disposição foi maior que suas dificuldades.

DEPOIS DO ENCONTRO COM JESUS VEMOS:
2. ZAQUEU O ARREPENDIDO (5-10).
a. Que atendeu ao pedido de Cristo;

• Zaqueu, aquele que desejava ver o Senhor, foi visto antes pelo Senhor. Jesus chamou-o pelo nome e convidou-se para ser seu hóspede. “Zaqueu, desce depressa, pois tenho de ficar hoje em tua casa.”
• O Senhor chama Zaqueu para uma decisão rápida, de descer depressa da árvore e, antecipando-se a ele, convida-se para ir à casa dele. Jesus não diz “eu quero”, mas “eu tenho de ficar hoje em tua casa”. Jesus fala a partir da consciência da determinação divina, ou seja, já estava previsto.
• A palavra “hoje” assinala que não havia mais tempo a perder, que não seria permitido nenhum adiamento. Para Jesus havia tão-somente uma necessidade: não entrar em nenhuma outra moradia senão na casa de Zaqueu. Seu coração assim ordenava. Só dependia da aceitação de Zaqueu em recebê-lo.
• Zaqueu não demonstrou vergonha nenhuma em hospedar Jesus em sua, pelo contrário, em seu coração havia uma imensa alegria pela recompensa de poder receber em casa aquele que se esforçou para ver.
• O dia da entrada de Jesus na casa de Zaqueu transformou sua vida. Ele nasceu de novo, passou a ser uma nova criatura, nos fatos que se seguem veremos que enquanto ele empobrece por opção pessoal em termos de bens terrenos, sua riqueza, em termos espirituais aumenta. O hoje traçou uma nítida linha divisória entre o ontem e o amanhã na vida de Zaqueu.
b. Portanto, justificado e absolvido:
• A partir da entrada de Jesus na sua casa, percebe-se a mudança de atitude na vida de Zaqueu. Ele então passa a demonstrar a sua fé no Salvador.
• Lucas menciona o fato de Zaqueu ter se levantado para falar com Jesus. O se levantar, não só indica respeito, mas também, que ele tinha algo muito importante para falar. O momento e a afirmação era algo solene e de muita importância para ele, pois era o resultado do seu contato pessoal com Cristo.
• A penalidade imposta pela lei quando um homem roubava alguém era uma reparação quatro vezes mais além do que havia roubado (vide Êx 22.1; 2Sm 12.6). Mas, Zaqueu impõe sobre si uma penalidade a mais, ou seja, ele foi além da Lei. Antes de dizer que cumpriria a Lei devolvendo 4 vezes mais ele anuncia que daria aos pobres metade de seus bens.
• Este ato de dar e devolver àquilo que tanto prendia e o deixava vulnerável, mostra a sua verdadeira conversão e mudança e de vida. Mas, não foi apenas este ato que demonstrou sua fé. Foi uma seqüência de fatos que as vezes passam despercebidos, ou seja: Zaqueu desceu depressa da arvore onde estava. Não houve questionamento nem tampouco demora. Zaqueu recebeu Jesus com alegria. Não houve murmúrio ou reclamações. Zaqueu mostrou àqueles que o consideravam pecador, aquilo que impossível ao homem, isto é, o milagre da salvação de um rico, algo mais difícil do que passar um camelo pelo fundo da agulha.
• O pecador e “salteador” Zaqueu, como a multidão o via, de fato havia sido transformado em outra pessoa. O Senhor Jesus declara: “Hoje foi concedida salvação a esta casa, visto que também ele é um filho de Abraão; porque o Filho do Homem veio para procurar e salvar aquilo que está perdido.”

Por meio de sua conversão Zaqueu passou a ser um verdadeiro israelita.
Jesus concedeu-lhe a benção de pertencer à família daqueles que são chamados filhos de Deus.


DEUS ABENÇOE
PR SAULO CÉSAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: