terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Avivamento

AVIVAMENTO
2Cr 7.11-22

O capitulo sete de 2Cronicas descreve o culto de apresentação e consagração do templo ao Senhor. Neste ato solene que durou sete dias houve muitos sacrifícios, oração e louvor. Mas, algo que marcou a vida daqueles que cultuava foi a maravilhosa manifestação da glória de Deus. Os versos um a quatro descrevem esta maravilha. Depois de toda a festa e dedicação, Salomão alegre e animado, despede o povo, pois Deus havia dado a ele prosperidade em todos os seus projetos e realizações. Ao ler este capitulo percebemos que ouve um grande avivamento espiritual. Avivamento é reação de Deus em resposta à oração do homem.

É neste contexto que Deus aparece a Salomão e lhe propõe um avivamento continuado. Uma proposta fundamentada em duas frentes:

1. Deus propõe um avivamento geral (11-16).
a. Baseado na hipótese do povo se afastar;
• Porque o povo tem livre arbítrio para se afastar ou achegar ao Senhor;
• Porque “se” o povo se afastar a benção será retida. Pois não há benção longe de Deus;
• Porque Deus não se afasta. “Se” Deus reteve chuva, mandou os gafanhotos e a peste entre o povo, foi porque o povo andou no mau caminho;
b. Baseado na hipótese do povo se arrepender;
Mas, se o meu povo se humilhar; O povo tem que reconhecer sua falha e manifestar sua tristeza. Humilhar-se diante de Deus é o reconhecimento sincero do afastamento de deus, da pobreza espiritual e dos pecados cometidos.
• Mas, se o meu povo orar; O orar não deve ser da boca pra fora com palavras sem pensar. O povo teria que se colocar diante de Deus com louvor, agradecimento, perdão e comprometimento.
Mas, se o meu povo me buscar; O buscar a Deus deve ser diligente, aplicada, zelosa e incessante. Deve ser uma busca de coração. Um anseio pela presença. Não só na adversidade ou para pedir.
Mas, se o meu povo se converter dos seus maus caminhos; Converter é mudar de vida, de caminho, de direção. É nascer de novo, se arrepender com sinceridade e abandonar o pecado da idolatria, do mundanismo e se aproximar de Deus;
c. Baseado, na certeza da fidelidade de Deus.
Então, eu ouvirei dos céus; A primeira manifestação de resposta de Deus ao arrependimento do povo é a sua resposta. E esta resposta significa que ele ouviu o clamor do seu povo e atendeu sua oração;
Perdoarei os seus pecados; O perdão e purificação dos pecados são atos exclusivos de Deus. Somente Deus pode perdoar pecados no sentido de salvação e reconciliação com Ele. E essa benção é pela graça, pois tudo que possamos fazer não paga a benção de sermos salvos e reconciliados à sua presença.
E sararei a sua terra. A falta de chuva, esterilidade da terra, as pragas e as doenças são conseqüências do afastamento de Deus. A aproximação de Deus reverte estas conseqüências. Deus manda a chuva, sara a terra e cura as enfermidades, naturais, físicas e espirituais tanto da terra e quanto do povo.
Os meus olhos e ouvidos estarão sempre atentos à oração que se fizer neste lugar. Porque Deus escolheu e santificou esta casa, para que nela esteja o seu nome, os seus olhos e seu coração perpetuamente;

2. Deus propõe um avivamento pessoal (17-22).
a. Condicionado no caminhar com Deus;

• “Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi”. Ou seja, o avimaneto deveria partir de Salomão ele era o lider da nação, portanto a referencia e o exemplo. Salomão deviria seguir os passos de seu pai. Pois, assim como Davi cumpriu as ordens e seguiu os estatutos e os juízos de Deus ele também devia faze-lo.
b. Confirmado pelas bênçãos de Deus;
• “Confirmarei o trono do teu reino, segundo a aliança que fiz com Davi”. A aliança feita a Davi era incondicional. Deus prometeu a ele que não faltaria sucessor que reinasse em Israel. Esta aliança se cumpriu em Jesus Cristo – O filho de Davi. Porém a proposta de Deus a Salomão era condicionada ao andar dele nos mesmo passo que andou seu pai.
c. Retirado pela desobediência a Deus;
• Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos...então, vos arrancarei da minha terra e esta casa lançarei longe da minha presença”. O acordo estava condicionado a obediencia. Infelismente, Salomão desobedeceu e o acordo se rompeu. O reino foi dividido. Israel e Judá foram levados cativos pela Assiria e Babilonia e o templo foi destruido. A casa outrora tão exaltada, passou a ser motivo de espanto e zombaria. Isso porque deixaram o SENHOR, o Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Por isso, trouxe sobre eles todo este mal.

Assim como Israel foi advertido O Senhor também adverte as nações. Nações como Alemanha, Inglatera, Estados Unidos. Paises que outrora foram tão crentes e missionarios e hoje estão precisando ser evangelizados novamente.
O Brasil precisa de um avivamento. Um avivamento saudavel. Avimento que o homem se humilha, busca a Deus e converte do mau seu caminho. Avivamento onde Deus é glorificado não apenas no templo mas, na vida diaria. Avivamento que parte do individuo e contagia toda a igreja a cidade e nação.


Deus vos abençoe

Pr Saulo César – ICE Campo Grande – saulo@icecampogrande.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: