sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PEDRO

RASTREADO
Lc 22.54-62

É comum nas viagens encontrarmos caminhões com a frase: “Rastreado por Radar”. Às vezes também deparamos com caminhos escoltados por guardas fortemente armados. Não é necessário dizer que este caminhão, por estar sendo vigiado, torna-se mais difícil ser roubado ou assaltado. O ladrão, com certeza, irá pensar um pouco mais antes de tentar rouba-lo. Mas, mesmo assim, muitos deles são vitimas de assaltos e roubos. Os ladrões sempre acham um jeito, uma forma de burlar a segurança, pois o valor da carga compensa o risco.
O salmo 139 diz: “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos (1-3). (V 5) Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. (V. 7-10) Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, o senhor está lá; se descer ao mais profundo abismo, o Senhor também lá está também; se eu voar pelos confins da terra e dos mares, ainda lá a tua mão me guia e me sustenta. (15-16) ) O Senhor viu quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado, antes que eu nascesse o Senhor já me conhecia e escreveu todos os dias da minha vida antes deles acontecerem.
Você já fez algo pensando que ninguém via? Este salmo diz que nada fazemos passa despercebido aos olhos de Deus. Será que isso é bom ou mal?
No texto que lemos diz que no exato momento, depois que o galo cantou pela terceira vez, “voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro”. Hoje quero meditar com os irmãos sobre o rastrear de Deus.
Peço sua atenção sobre O OLHAR DE CRISTO e o seu resultado na vida de Pedro.
Baseados no texto de Lucas verificaremos dois fatos:
1. O propósito do olhar (54-61).
• O olhar de Jesus sobre Pedro demonstra a sua intensa preocupação com o homem caído.
A) Jesus volta-se para Pedro.
Voltando-se (virou-se). Gostaria que os irmãos tentassem visualizar a cena. Jesus estava preso na casa do Sumo Sacerdote. Pessoas foram trazidas para dar falsos testemunhos à seu respeito. Seu rosto foi cuspido, socado e esbofeteado. Ele foi ultrajado e masmo sabendo que ia ser morto de uma forma injusta e dolorosa voltou-se para Pedro. Não abriu sua boca apenas virou a cabeça e olhou para Pedro (Mt 26. 57-68).
B) Jesus fixa os olhos em Pedro. O olhar de Cristo não foi um mero olhar. Ele fixou os olhos em Pedro. FIXAR OS OLHOS tem a ver com, olhar diretamente, discernir através do olho, ter o poder de ver, fitar, perceber pelos sentidos, conhecer pela experiência, é ver com os olhos da mente. Tentem visualizar novamente a cena. Pedro havia seguido a multidão e estava sentado no pátio, ao redor de uma fogueira com um grupo de pessoas, e perguntado por diversas vezes se era um dos seguidores de Jesus negou todas elas. Na terceira negativa estando ele ainda a falar, (diz o texto), o galo cantou. Foi nesse momento que ele sentiu o olhar de Cristo. No meio de tanto sofrimento, olhos do Senhor procuraram os olhos de Pedro, com amor intenso. ENTÃO OS OLHOS SE CRUZARAM, Olho no olho.
Da mesma forma que o Senhor voltou-se e fixou os olhos em Pedro. Ele tem fixado os lhos em nós. Será que temos CORRESPONDIDO AO SEU OLHAR OU TEMOS EVITADO. Quantas vezes eu fui avisado por Jesus para não pecar, mas continuei pecando. Seguindo a Jesus de longe, e o Senhor se lembrou de mim, e fixou os olhos em mim. “Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação...” (Is 57:18 ).

2. O resultado do olhar (61-62).
• O olhar de Jesus sobre Pedro resulta em uma profunda mudança de atitude:
A) Pela lembrança da Palavra do Senhor.
Pedro estava caído, sentia-se derrotado. Deve ter passado um filme na sua cabeça. Um filme sobre os últimos momentos que esteve ao lado do mestre. Todo o contexto deixa claro que a sua queda começou bem antes; foi quando: ESTAVA CHEIO DA SI e disse estou pronto para morrer com Jesus (LC 22.33); MOSTROU SUA INCREDULIDADE quando foi avisado que negaria a Jesus (LC 22.34); quando NÃO VIGIOU (DEIXOU DE ORAR) e dormia enquanto Jesus orava no Getsêmani (LC 22.45-46); quando TENTOU LUTAR COM AS “TREVAS” COM ARMAS CONVENCIONAIS e feriu o servo a espada (22.50); e AGORA ESTAVA ALI SEGUINDO JESUS DE LONGE (LC 22.54). Em Ap 2.5 na carta à igreja de Éfeso Jesus orienta, “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”.
B) Pedro sai e chora amargamente. Pedro sai da sua privacidade, do seu anonimato e vai para o lado de fora e chora. O texto fala que ele chorou amargamente. CHORO AMARGO TEM O SENTIDO DE: lamentação como o sinal de dor, aflição por algo significativo, chorar por sentir profunda tristeza. Aquele rude pescador estava chorando. O mesmo Pedro cheio da si, que andou sobre as águas, que se colocava a frente, que cortou a orelha do servo do sumo sacerdote, agora estava chorando. O pecado de Pedro foi tão grave quanto o de Judas. Não teve diferença. Ambos negaram e traíram a confiança do mestre. A única diferença foi que Pedro se arrependeu Judas não.
Viver sem pecar é impossivel. Assim como Pedro estamos sempre caindo. Mas o que conforta é que olhar de Cristo está sempre fixo em nós. Seu perdão tem um poder regenerador. Já não temo mais à noite nem os homens. Minha vitória é a tua graça.

Que o olhar do Senhor possa produzir em nossas vidas o mesmo que produziu em Pedro. Possamos dizer como o salmista: “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139.23-24).
A culpa, e o desespero poderiam tomar conta da vida de Pedro.
• Mas, em meio a lagrimas ele teve O CONSOLO;
• Ao invés da culpa teve o PERDÃO;
• Ao invés do ódio, O AMOR;
• Ao invés da condenação, A SALVAÇÃO.

Deus abençoe
Pr Saulo César - ICE Campo grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: