segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Santificai-vos

SANTIFICAI-VOS
Js 3.1-17


Josué estava diante do Rio Jordão. O Jordão era o marco que separava o deserto da terra prometida. Foram 39 anos caminhando pelas terras áridas do deserto e agora havia um rio para ser atravessado. Para esta travessia o povo teve que seguir várias regras e orientações.
• Regras para a condução da Arca: A Arca era uma caixa de madeira, revestida de ouro, onde eram guardadas as placas de pedra em que estavam escritos os dez mandamentos e outros objetos sagrados e a responsabilidade e privilégio de conduzi-la era dos levitas.
• Regras para seguirem a Arca: A Arca simbolizava a presença do Senhor. Por isso, assim que os levitas a conduzissem o povo deveria segui-los. Era na realidade um sinal de que Deus conduziria o povo a um lugar seguro, defendendo-o dos inimigos pelo caminho. Porém, o povo deveria segui-los de longe. A ordem era para não se aproximar nem se distanciar. Deveriam manter-se cerca de um quilometro de distancia.

Porém a ordem que mais se destaca no texto é a da santificação. Disse Josué ao povo: “Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.” (Js 3.5).
Ao analisar-mos este verso concluímos que dois pontos se destacam:

1. A Santificação não era uma opção.
a. Era uma ordem:
De acordo com o dicionário bíblico santificar é: separar-se ou ser posto à parte. Esta ordem levava o povo a considerar que a obra em que estavam empenhados, não era uma obra qualquer. Nem tampouco somente deles, mas sim de Jeová, o supremo Senhor de todas as coisas. Josué não disse “aqueles que puderem ou aqueles que quiserem se santifiquem”, não foi assim que ele disse. A ordem foi imperativa “Santificai-vos”.
b. Era ordem urgente: A convocação de Josué era urgente. Deveriam ter pressa. Não poderia ser deixada para amanhã pois, amanhã Deus haveria de realizar maravilhas entre eles. O problema é que exigimos de Deus urgência, mas, não temos urgência em atendê-lo. Porém, quando o povo de Deus se quebranta e busca a santidade Deus faz maravilhas em nossa vida em nossa família e em nossa igreja.

O propósito de Deus através quando pede a santificação é que todo cristão possa refletir o seu caráter. A Palavra de Deus, em Gênesis 1.27, diz: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". Deus é justo por isso quer que sejamos justos; Deus é amor por isso quer que sejamos amorosos; Deus é santo por isso quer sejamos santos. Quando temos uma vida pautada na justiça, no amor, na santidade e andamos na luz, somos parecidos com Jesus;

2. A Santificação era uma exigência.
a. Para todo povo:
Com Josué estava uma nação inteira na sua maioria mulheres e crianças além dos animais e cargas. A única forma de atravessar seria andando. Por isso, não era um, nem dois, nem três, era necessário que todos se santificassem. Não sabemos o método usado, mas, com certeza ouve muita oração, jejum, confissão de pecados, perdão de pecados e reconhecimento do poder de Deus. Assim como quarenta anos atrás, quando atravessaram o mar vermelho ao fugir do exército do Faraó, só através de um milagre de Deus o rio poderia ser atravessado. Então “disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do SENHOR, vosso Deus.” O povo deveria saber que o Deus Vivo ia adiante deles para livrá-los dos inimigos (Js 3:8-9).
b. Para a ação de Deus: Eles deveriam chegar à terra prometida, porém o Rio Jordão tinha que ser atravessado e não havia ponte. Para Josué não havia dúvidas. Ele não disse: amanhã Deus provavelmente fará maravilhas no meio de vós ou tudo indica que Deus fará maravilhas no meio de vós amanhã; ou estou sentindo que amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós. Josué fala com certeza e convicção da atuação de Deus. Josué ordenou que Arca iria adiante. E disse ao povo: “assim que as plantas dos pés dos sacerdotes tocar as águas do Jordão elas se amontoarão” (12-13). Nessa altura do ano o rio transbordava devido às cheias mas, logo que entraram na água, o leito do rio secou e as águas pararam, formando um "montão" ficando seco o leito do rio numa extensão de 40 a 50 quilômetros. O fato de os sacerdotes pararem no leito seco do rio, até que todo o povo passasse, era sinal de que os acontecimentos dependiam do Senhor.

Hoje, a igreja é convocada para uma vida de santidade não somente pela expectativa de ver o Senhor realizar maravilhas. Esse não é a principal motivo. E sim porque Deus é merecedor, porque nós devemos isso a Ele e porque nós fomos chamados para isso. Porque Deus é santo: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”. (1Pe 1.16). Porque somos Dele: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pe 2.9-10). Para estar na sua presença: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hb 12.14).

Deus abençoe

Pr Saulo César - ICE Campo Grande - saulo@icecampogrande.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: