terça-feira, 18 de maio de 2010

JOQUEBEDE

O senhor é minha Glória
Ex 2.1-10


• “A mulher de Anrão chamava-se Joquebede, filha de Levi, que deu a luz a três filhos no Egito; Arão, e a Moisés, e a Miriã, irmã deles” (Nm 26.59).

1. A fé lhe deu coragem.
Joquebede tinha uma fé verdadeira. Ela mostrava isso no seu dia a dia. Seu nome: “O Senhor é minha glória". Sua herança era seu filho: “Filho você é minha herança. Um grande presente do SENHOR” (Sl 127.3). Sua situação: Pelo fato do povo de Israel crescer e se fortalecer Faraó viu nele uma ameaça. Faraó pensava "se isso continuar, nos seremos os servos e eles os senhores". Sendo assim, o novo Faraó fez um decreto dizendo que todos os filhos homens deveriam ser mortos ao nascer. Há dois fatos comprovam que Joquebede foi uma Mãe corajosa.
A. Ela manteve o filho vivo mesmo sabendo que poderiam ser mortos. “Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.
B. Ela confiou seu filho nas mãos de Deus. Quando ele já era grande e barulhento demais para ficar escondida ela fez uma pequena cesta flutuante de bambu, tampou os buracos com piche (asfalto), pôs Moisés dentro e a colocou no rio. Agora estava sob os cuidados de Deus.
2. A fé lhe trouxe bênçãos.
Como sempre, Deus fez uma obra maravilhosa.
• A filha do Faraó foi ao rio banhar-se e, lá, encontrou o bebê Moisés. Em vez de matá-lo, de acordo com o decreto do rei, ouvindo-o chorar, teve compaixão. Escondida Miriã, a irmã de Moisés acompanhava tudo e propôs arranjar uma criada para criar Moisés e quem você pensa que arrumou? Isso mesmo, a mãe de Moisés. Ela criou seu próprio filho para o Senhor, sob o custeio do Faraó.
3. A fé produziu resultados.
• Como são importantes os primeiros anos da vida de uma criança! “Ensina a criança no caminho em que deve andar” (Pv 22.6). As sementes plantadas então no coração inocente brotarão mais tarde, produzindo doces e suculentos frutos de fé, honestidade, fidelidade e amor.
• Joquebede, mãe de Moisés, destaca-se porque soube aproveitar o tempo da infância de Moises. Pensa-se que Joquebede teria convivido com o seu filho Moisés entre seis/sete anos. Mas ela soube aproveitar bem este tempo. Em tão pouco tempo ela incutiu valor, princípios e ensinamentos que nem quarenta anos no palácio de Faraó, nem quarenta anos de pastoreio fizeram com que ele esquecesse dos ensinos da mãe. Com certeza Joquebede dizia; Filho você é HEBREU não EGIPICIO então honre seu povo e seu Deus.
• O escritor de Hebreus diz: “Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.” (Hb 11.23-27). Moisés se tornou o maior legislador do passado e o mais íntegro dos homens do Velho Testamento pelos ensinamentos recebidos nos braços de sua mãe, que soube aproveitar o tempo para o ensinar a viver uma vida com Deus.
• Mães imitai Joquebede. Valorizai, compreendei e aproveitai o tempo da infância dos vossos filhos para lhes colocardes CRISTO no coração.
Ser mãe um dos trabalhos mais duros e menos valorizados que existe.
• Um estudo mostrou que uma mãe atua em várias áreas: Ela além de ter a responsabilidade de criar os filhos ela faz o papel de, cozinheira, faxineira, lavadeira, enfermeira, médica, psicóloga, economista e professora.
• Calcula-se que numa família se uma pessoa fosse contratada alguém para fazer cada uma dessas tarefas seria cerca de R$270,000 por ano ou R$ 22.500 por mês. Quanto é que uma mãe ganha para fazer tudo isso? Em termos financeiros – nada. Mas, ela não faz pelo dinheiro, ela faz por amor.
O mundo precisa de mães hoje mais do que nunca. Crianças e jovens de hoje enfrentam perigos cada vez maiores. Drogas Pornografia - Sexo antes do casamento – Aborto – pedofilia - homossexualismo novelas e filmes indecentes. Crianças são preciosas, frágeis e indefesas. Elas precisam de quem as ame e cuide pessoalmente de seus interesses. Elas precisam de quem mostre para elas que o que se vê na televisão ou aprende na escola nem sempre é certo. Elas precisam de quem lhes ensine o caminho do Senhor.

Deus vos abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: