segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

NÃO TEMAS

Quem Crer Viverá
2Re 6.24-7.20


Em meio às vitórias e lutas que enfrentamos, o principio de que maior é aquele está em nós, do que aquele está no mundo deve ser sempre preservado. Elizeu disse ao seu moço “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2Re 6.16). Neste caso Elizeu enfatizou a quantitade dos seus aliados. João escreve na sua primeira carta “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4). João enfatiza a grandeza do seu aliado.

O texto que lemos revela três momentos que comprovam esta tese.

1. O Momento do Caos (6.24-30).
• A causa do caos, neste caso, foi porque o rei da Síria fez cerco em Samaria capital de Israel. Nada entrava e nada saia. Pois, da mesma forma que Deus nos cerca e nos guarda, o diabo, nosso adversário, também anda ao nosso redor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1Pe 5.8). Ben Hadade, rei da Siria, tipifica este inimigo. Pedro aconselha “Sejam sóbrios e vigilantes”, para que o efeito do caos não venha nos matar. No caso de Samaria o caos produziu o efeito que o inimigo desejava.
a. Os valores foram invertidos:
• Por causa da fome coisas imundas e insignificantes como a cabeça de um jumento um animal impuro, cuja carne, por princípio, ninguém comia e o esterco de pombas começaram a ter um grande valor (a cabeça do jumento era vendida por oitenta barras de prata e cerca de meio litro de esterco de pomba por cinco barras). Enquanto que a família o bem mais precioso que alguém pode ter era desprezado. Deus diz que os filhos são herança do Senhor. Em Samaria, o caos tirou esta benção. As mães começaram fazer acordos para comerem os filhos umas das outras para matarem a fome.
b. E povo buscou ajuda no lugar errado:
• O texto diz que no momento em que o rei passava pelo muro, vistoriando o caos “gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor”! Então ele respondeu: Se o SENHOR não te ajuda, como é que eu posso ajudá-la? Você pensa que eu tenho trigo ou vinho? Mas diga qual é o seu problema. Ela respondeu: Fiz um acordo com uma mulher, para matar a fome comemos o meu filho ontem e hoje ela não quer matar o seu para comermos!!!
• UM EXEMPLO: No Haiti o caos é um fato. Temos visto que, para sobreviver, muitos tem perdido a calma. Muitos homens de bem tem roubado para matar a fome. Muitos, ao invés de procurar o Senhor, têm buscado ajuda nos reis e generais da terra. Muitos, ao invés de procurar ao Senhor, têm buscado ajuda nos trabalhos de magia negra e nos rituais pagãos. DEVEMOS ORAR PELO POVO HAITIANO.
No CAOS, SEM DEUS, além de perder a noção da ética da moral, perde-se também a direção.
No CAOS o valor do que é mais precioso aos olhos de Deus, não aos nossos olhos, são invertidos.
No CAOS o valor do que se pode e o que não se pode comer ou fazer são invertidos.
Por isso, é preciso vigiar e orar no momento do caos, para não ser devorado pelo desespero e pela loucura.

2. O Momento da lucidez (6.31-7.1).
• No momento de Caos até os mais fortes se curvam. Até o rei humilhava-se torturando a sua carne por meio de um pano de saco (30); mas como a penitência não teve efeito, lançou sobre Eliseu a culpa da fome, acusando-o não só de tê-la causado como de fazê-la persistir (31). Mas, são nos momentos difíceis que a lucidez deve prevalecer.
a. É onde a confiança e a esperança no altíssimo não desvanece:
• Enquanto o povo descrente fazia loucura e o rei fazia acusações infundadas Elizeu descansava, ao lado dos anciãos, em sua casa. Enquanto ele descansava nos braços do Senhor o rei enviava mensageiros para matá-lo e blasfemar contra Deus. Mas, ele continuava lúcido e cheio de confiança e esperança no Altíssimo “Olhai, quando vier o mensageiro, fechem a porta e não deixem que entre (6.31-33).
b. É onde a confiança e a esperança no altíssimo é semeada no coração do povo;
• Então Elizeu semeou a confiança e a esperança no coração do povo. Ele anunciou a queda da inflação e do estado de sitio. Sua palavra se baseava na sua relação com Deus. Disse ele “ATENTEM AO QUE O SENHOR TEM PARA DIZER; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, poderá se comprar em Samaria três quilos e meio de trigo ou sete quilos de cevada por um siclo de prata.” (2Re 7.1). NOTE A DIFERENÇA DE VALORES: Enquanto os desesperados pagavam uma fortuna por coisas insignificantes e sem valor, o LUCIDO anuncia que a comida será barata. Antes a cabeça do jumento era oitenta barras de prata, agora cerca 3,5Kg de trigo seria comprados por um siclo cerca de 11g. Enquanto os desesperados cometiam loucuras e procuravam ajuda em lugares errados, o LUCIDO anuncia uma palavra sensata e cheia de esperança, para amanhã, vinda do Senhor.

3. O Momento da benção (7.2-15).
• A descrença e a ausência da fé, não somente é uma afronta e pecado contra Deus, mas também priva homens e nações das bênçãos que Deus deseja dar. Deus é bom! Mas, o homem tem limitado sua bondade por causa as sua incredulidade. Infelizmente a benção não vem:
a. Onde os fortes e arrogantes são envergonhados:
• Havia um capitão, homem de confiança do rei, que zombou do profeta. Disse ele: “Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu isso não vai acontecer”. Elizeu disse-lhe “Você verá, mas não comerá”.
b. E os fracos e rejeitados são engrandecidos conforme a Palavra do Senhor
• Os leprosos não podiam ficar dentro da cidade, por isso estavam na porta. A situação dos quatro não era nada boa. Conhece aquele ditado “se ficar o bicho come se correr o bicho pega”. Eles viviam literalmente este ditado. Mas, Deus está acima de qualquer ditado popular. Quando Deus diz “Não Temas” que darei a saída pode-se confiar. Assim como ele deu uma saída para o povo através do mar vermelho, ele também deu uma saída para os leprosos. O Senhor lutou por eles, mandando um barulho de um grande exército, e pensando que os judeus vinham com seus aliados, os sirios fugiram abandonado todo seu armamento, mantimento e tesouro. Eles eram leprosos, não loucos. A lepra pode tê-los deixado doentes, mas não tirou deles a lucidez. Eles agiram racionalmente tanto em irem ao acampamento dos sírios quanto em anunciarem a benção ao povo.
CONCLUSÃO:
Não Temas - Quem Crer Verá. ”Porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2Re 6.16) e no NT “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4.4). A PROFECIA SE CUMPRIU, MAS, INFELISMENTE O CAPITÃO DO REI NÃO PODE PARTICIPAR DA BENÇÃO. Ele apenas a viu, pois foi atropelado pela multidão que saiu para buscar comida no acampamento Sírio.
Deus abençoe
Pr Saulo Cesar - ICE Campo Grande - saulo@icecampogrande.com.br

Um comentário:

  1. Amigos leiam o Livro do Espírito Santo Verdadeiro. Jesus mandou sua última revelação. Não sejam os últimos a saberem. Que Jesus os abençoem.

    ResponderExcluir

Comente: